John Piper ensina idosos a lutar contra os ‘9 medos da velhice’

Segundo o pastor, é pela fé que todos os medos são superados.

Fonte: Guiame, com informações do Desiring GodAtualizado: sexta-feira, 2 de junho de 2023 às 18:17
Pastor John Piper. (Foto: Reprodução/Desiring God)
Pastor John Piper. (Foto: Reprodução/Desiring God)

De acordo com o pastor John Piper, as pessoas têm medo de envelhecer, mas ele disse que há antídotos bíblicos que podem resolver esse problema: “Eles funcionam por meio da fé e, sem fé, não funcionarão”. 

“Mas pela fé os medos são superados”, disse ao citar também a importância da gratidão. “Gratidão é olhar para trás e fé é olhar para frente, por isso chamo isso de fé na graça futura”, explicou. 

“O futuro pode ser daqui a cinco minutos ou daqui a uma hora. Deus não me sustentará nesta próxima hora? Estou confiando que a graça chegará a cada momento como o poder sustentador de Deus, que é gratuito. É nisso que temos que confiar”, continuou. 

Os 9 medos de envelhecer

1. O medo geral de ficar velho (a).

De acordo com Piper, temos que ter fé que Deus irá nos sustentar até o fim, ainda que nosso corpo enfraqueça e a memória comece a falhar. “Faça somente o que você pode fazer e terá recursos para isso. A graça de Deus estará presente para aquilo que você precisa fazer”, disse o pastor.

2. Medo de tomar decisões difíceis

Há algumas decisões que precisam ser tomadas na velhice, como por exemplo, onde e com quem morar. Ou então: O que vou fazer com meu tempo? Como devo me relacionar com meus filhos e netos? Mando mensagem, escrevo e-mails ou ligo? São decisões difíceis na velhice. “Salmos 32.8 diz qu Deus nos instruirá: ‘Eu o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você’”, lembrou Piper. 

3. Medo de não ter dinheiro suficiente

“Muitos pensam se realmente vão sobreviver com o recurso da aposentadoria e não querem ser um fardo para ninguém”, mencionou o pastor ao citar Romanos 8.32: “Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?”. 

4. Medo de ficar sozinho

O pastor explica que muitos idosos enfrentam o medo da solidão: “Talvez você tenha perdido seu cônjuge ou tenha sido solteiro a vida toda e talvez tenha medo de que ninguém se lembre de você. Mas, Jesus disse: ‘Eis que estou convosco’, em Mateus 28.20”. 

5. Medo de ser inútil

O medo de se tornar uma pessoa inútil acontece principalmente com os homens, pois existe uma necessidade de ser produtivo embutida na vida deles. “Tenho certeza de que isso acontece com as mulheres também, mas é de uma forma diferente”, comentou o pastor ao ensinar que manter a fé é uma ocupação. Além disso, é possível fazer boas ações para os outros: “Todos nós podemos ser úteis”, resumiu.

6. Medo da aflição

A Bíblia diz que “nós nos regozijamos em nossos sofrimentos, sabendo que o sofrimento produz perseverança, e perseverança produz caráter, e caráter produz esperança, e a esperança não nos confunde, porque o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Romanos 5.3–5 ). Portanto, como lembra Piper, “sua mentalidade em relação ao sofrimento, aflição e dor deve ser esta: Está fazendo algo de bom em mim, para mim e através de mim. Está me transformando como pessoa. É isso que esse texto ensina”.

7. Medo da demência

Piper disse que não se lembra de algum versículo bíblico que trate do problema mental especificamente, mas se lembrou do pai quando começou a perder a memória: “Ele sempre se lembrava de mim e sou grato por isso. Eu brincava com ele e nos divertimos muito em seu mundo imaginário. Foi maravilhoso, triste e maravilhoso”. A questão é que as pessoas envelhecem de formas diferentes, algumas chegam à velhice saudáveis e outras não. 

8. Medo de perder a fé

Alguma pessoas, segundo Piper, pensam que ao envelhecer estarão mais firmes e seguras por causa da fé, mas isso não é verdade: “A batalha nunca acaba, mas em Filipenses 1.6 diz: ‘Tenho certeza de que aquele que começou a boa obra em vocês vai completá-la até o dia de Jesus Cristo’. Agarre-se a isso e diga a Deus: O Senhor me salva todos os dias, me salvará amanhã e me levará para casa”. 

9. Medo da morte

E, por último, a velhice trás o medo da morte. John Piper, no entanto, disse que não há o que temer já que não fomos destinados à ira: “Morrer não é um problema para nós, pois Jesus morreu em nosso lugar. Nós só vamos adormecer. Confie em Jesus e nas suas promessas. Alegre-se Nele, seja liberto do medo e vamos orar uns pelos outros”, concluiu. 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições