John Piper: Não desperdice suas manhãs no celular, busque a direção de Deus para o dia

O pastor John Piper aconselha substituir o hábito de se entreter no celular ao acordar pelo clamor a Deus.

fonte: Guiame

Atualizado: Quarta-feira, 31 Julho de 2019 as 11:34

John Piper diz que há uma forma melhor de começar o dia do que se entretendo no celular. (Foto: Desiring God)
John Piper diz que há uma forma melhor de começar o dia do que se entretendo no celular. (Foto: Desiring God)

Se a primeira coisa que você faz ao acordar é olhar o celular, você está desperdiçando suas manhãs, de acordo com o pastor John Piper. Ele acredita que esse hábito é resultado de uma “fome de novidade”, “fome de ego” e “fome de entretenimento”. 

“Queremos evitar três tipos de coisas, como o tédio — eu só não quero um dia chato — as responsabilidades e as dificuldades. Então, há forças muito fortes que nos mantêm na cama com os nossos aparelhos na mão”, disse no site Desiring God.

O pastor pontua algumas questões para avaliar se esse tempo no celular realmente vale a pena. “E se você passar cinco minutos se divertindo de manhã, em vez de imediatamente encarar as responsabilidades do dia e descobrir, ao final desses cinco minutos, que eles o drogaram de maneira tola, mesquinha, oca e imatura? Valeu a pena?”, questiona.

“E se você demorar cinco minutos para evitar o tédio, as responsabilidades e as dificuldades do dia, e descobrir, ao final desses cinco minutos, que você é espiritual, moral e emocionalmente menos capaz de lidar com a realidade do dia do que antes? Valeu a pena?”, ele pergunta.

Piper acredita que há uma maneira melhor de começar o dia, mas isso exige algumas decisões antes da manhã chegar. “Não funciona fazer esforços de última hora para decidir fazer algo diferente. Você precisa decidir doze horas antes como será esse momento de crise. Vai demandar planejamento”, afirma.

Uma de suas sugestões é começar o dia abrindo o aplicativo da Bíblia no celular, ao invés de aplicativos voltados ao entretenimento ou notícias. 

“O que queremos na rotina matinal é sermos cheios do Espírito Santo. Queremos algo que nos dê zelo pela glória de Cristo para as tarefas do dia. Queremos ser fortalecidos para enfrentar o que o dia pode trazer”, destaca.

O pastor diz que a Bíblia também orienta sobre o hábito ideal para as manhãs, em Salmos 5:3: “De manhã ouves, Senhor, o meu clamor; de manhã te apresento a minha oração e aguardo com esperança”.

“Deixe que a primeira coisa a sair de sua boca pela manhã, enquanto você ainda está no seu travesseiro, seja um clamor a Deus: ‘Eu te amo, Senhor. Eu preciso de Ti, Senhor. Ajude-me, Senhor’. Esse é o primeiro clamor da minha boca pela manhã: ‘Eu preciso de Ti novamente hoje’”, disse Piper.

Ele finaliza com um conselho: “Eu sugiro que, antes de ir para a cama hoje à noite, você faça algumas escolhas e alguns planos e se liberte dos vícios e dos hábitos de evitar, que estão arruinando o potencial de fortalecimento para o começo do dia”.

veja também