Judeus e católicos reatam diálogo

Judeus e católicos reatam diálogo

Atualizado: Segunda-feira, 3 Maio de 2010 as 4:57

Católicos e judeus reataram o diálogo interrompido oficialmente em 2001 por causa do papel do papa Pio XII e sua relação com o povo de Israel durante o Holocausto, segundo matéria da agência de notícias Zenit emitido na quinta-feira, 29 de abril.

Organizado pela ONG "Pave the Way Foundation", o intercâmbio foi saudado publicamente por Bento XVI, ao finalizar a audiência geral na quarta-feira, 28, que contou com a presença de vários rabinos.

Nos dois dias de debate, os historiadores presentes responderam 47 perguntas formuladas pela Comissão Judaica-Católica antes da suspensão do diálogo entre as duas religiões e que naquele tempo ainda que não tinha caráter oficial mas respondia a interesses acadêmicos mútuos.

Segundo Zenit, responderam às perguntas o padre Peter Gumpel SJ, historiador e postulador da causa de beatificação de Pio XII; Matteo Napolitano, professor de História das Relações Internacionais na Universidade de Molise (Itália); Andrea Tornielli, correspondente no Vaticano do diário Il Giornale; Ronald Rychlak, professor na Mississippi State University e Michael Hesemann, historiador e escritor alemão.

A notícia afirma que todas as respostas foram integralmente gravadas pela agência H2O News e serão entregadas à Comissão Yad Vashem, que é a entidade nacional de Israel que relembra mártires e heróis do Holocausto e, simultaneamente, estarão na página da "Pave the Way foundation".

veja também