Lançado "Documentos da Igreja sobre a Bíblia"

Lançado "Documentos da Igreja sobre a Bíblia"

Atualizado: Sexta-feira, 21 Outubro de 2011 as 2:12

Acaba de ser publicada mais uma obra do frei Herculano Alves, Franciscano Capuchinho, fruto do seu trabalho de investigação na área das ciências bíblicas. O livro, com o preço de venda ao público de 30 euros, tem 2240 páginas, contém 352 documentos situados na história da Igreja, 2000 anos de história da Bíblia da Igreja, 5 índices para consulta e Documentos do Sínodo dos Bispos sobre a Bíblia.

A propósito desta publicação, Dom Manuel Clemente, Bispo do Porto, afirmou o seguinte:

«Duas palavras apenas, para agradecer este oportuno trabalho de Frei Herculano Alves, biblista capuchinho de comprovados méritos no estudo e na divulgação rigorosa da Sagrada Escritura.

Este trabalho de Herculano Alves, na sua introdução histórica e na integração que faz das várias fontes, é um bom contributo para melhor compreendermos como tal sucedeu. Também para percebermos que a Tradição “católica”, querendo salvaguardar o legado global, resiste naturalmente a iniciativas marcadamente individuais no campo da interpretação ou da acção, ainda que possa integrá-las depois, no todo ou em parte, sempre que acabarem por se revelar fecundas.

A presente obra é de uma actualidade evidente, pois todos sabemos que, desde o concílio Vaticano II, a Igreja, no seu magistério oficial, tem apelado a todos os católicos para que façam da Bíblia o seu livro. A presente recolha de documentos da Igreja sobre a Bíblia é disto uma prova. Mais, o autor pretendeu precisamente levar esta voz da Igreja aos mais variados ambientes, não apenas aos ambientes eclesiais, mas também "ao mundo da cultura, mormente o da cultura histórica." – lê-se no prefácio.

veja também