Líderes devem falar sobre sexo com a juventude

Líderes devem falar sobre sexo com a juventude

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:25

Sexualidade, um tema polêmico e que se faz necessários falar com nossos adolescentes. Muitos obreiros abominam, escandalizam-se quando um jovem pergunta algo referente ao tema. Os pais, então, desconversam quando o filho quer conversar sobre algo referente ao assunto. Acham q o filho aprenderá naturalmente o quer tiver que aprender. Muitos alegam, pais e obreiros, que falar sobre sexo levará o adolescente a desejar praticá-lo. Por esse motivo, calam-se.

Enquanto isso, nossos adolescente e jovens tem recorrido aos amigos e a internet para tirar suas dúvidas. E as respostas que esses meios dão a eles nem sempre (na maioria das vezes, na verdade) é o correto - quem dirá cristão!

A cada dez jovens, 6 aproximadamente já iniciaram sua vida sexual. Essa é uma verdade que não há mais como esconder. A maioria dos jovens acha 'antiquado' guardar-se; sexo após o casamento é uma idéia retro, careta. Muitos até (acreditem!) tem respostas bíblicas para essa argumentação (extraídas da Internet). E nós, como lidamos com toda essa controvérsia?

A adolescência é um período de descobertas para o indivíduo; é o momento que seu corpo passa por uma grande transformação, seja física, seja emocional, novas sensações, vergonha, medos, incertezas, etc. Ele precisa de alguém para orientar, para sanar suas dúvidas, para explicar o que está acontecendo. E porque não, nós, adultos, para sanar suas dúvidas de forma aberta e dentro da visão bíblica? Sim, de forma aberta, sem muitas argumentações, mas de forma direta e reta. Esse tipo de bate papo com os jovens é importantíssimo, pois é uma forma de criarmos um vínculo, de ganhar sua confiabilidade. Se o jovem tiver esse tipo de esclarecimento, e direcionamento, dentro da igreja, as chances dele cometer erros serão bem menores.

E, sem dúvida, estudar sobre o tema, pedir orientações a profissionais cristãos que tenham o conhecimento específico (psicólogos, sexólogos, pedagogos), ler sobre o tema, e, especialmente, estudar a bíblia. Assim estaremos munidos para saciar as dúvidas da garotada e mantê-los firmes na rocha.

Por Fabrícia Silva

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições