Linha telefônica é criada para denúncias contra pedofilia

Linha telefônica é criada para denúncias contra pedofilia

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

A Igreja Católica na Alemanha está lançando uma linha telefônica especial para atender vítimas de abuso sexual por parte de padres. A linha será administrada a partir da cidade de Trier, no oeste do país. Os telefonemas serão atendidos por psicólogos e assistentes sociais.

Na segunda-feira, o bispo local, Stephan Ackermann (foto), anunciou que 20 padres de sua diocese foram acusados de pedofilia desde a década de 50. Ackermann disse que ficou perplexo com as revelações.

Os fatos pelos quais os religiosos foram acusados vão dos anos 50 aos 90, indica um comunicado da arquidiocese. Dez desses padres já morreram e outros dois estão aposentados.

Centenas de pessoas no país vieram a público desde o início deste ano na Alemanha dizendo que sofreram abusos por parte de padres quando eram crianças, entre as décadas de 50 e 80.

Até agora o escândalo afetou dois terços das dioceses alemãs e o chefe da igreja católica da Alemanha pediu desculpas pelas acusações.

A correspondente da BBC na capital, Berlim, Oana Lungescu, disse que a Igreja está sofrendo grande pressão para romper o que seus críticos dizem ser ''uma parede de silêncio''.

O próprio papa Bento 16 foi alvo de acusações por não ter tomado providências em relação a um padre suspeito de cometer abusos quando era arcebispo de Munique. Joseph Ratzinger, ocupou essa posição entre o final da década de 70 e o início dos anos 80.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições