Lugares da Bíblia - Cafarnaum

Lugares da Bíblia - Cafarnaum

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:24

Cafarnaum (“Aldeia de Naum” em grego e hebraico, mas sem conexão aparente com o profeta de mesmo nome) era uma importante cidade bíblica na margem norte do Mar da Galileia. Conhecida hoje como a “Cidade de Jesus”, ganhou o apelido pelo Messias ter morado lá durante anos, tendo realizado alguns de seus mais importantes milagres na região.

Era uma área com um fluxo muito grande de viajantes, o que incrementava o comércio local e garantia a presença de milhares de pessoas, entre moradores e quem estivesse em trânsito. Cafarnaum ficava à beira da Via Maris, importante rota comercial que ligava o Egito à Síria e ao Líbano.

Outro morador bíblico famoso da cidade foi Pedro, o “apóstolo pescador” de Jesus, cuja casa virou local de oração e uma das primeiras igrejas cristãs do mundo. A estrutura de sua antiga casa até hoje é visitada. Sobre ela foi construído um grande e moderno templo octogonal, com chão de vidro no centro, por onde os turistas podem ver as fundações da antiga moradia do apóstolo.

Ainda existem as ruínas da sinagoga em que Jesus pregou ensinando que Ele é o Pão da Vida (João 6:24-71), pouco depois da partilha dos pães e peixes à beira do Mar da Galileia. Além desse local, Cristo pregava por onde passava em sua cidade, no dia a dia.

Bastante citada em Mateus e Lucas (Novo Testamento), Cafarnaum foi o local de alguns milagres, entre os mais conhecidos de Jesus:

- A cura da sogra de Pedro, que estava de cama, febril, quando Ele e os apóstolos chegaram de viagem;

- A libertação de um homem possuído, quando Jesus pregava em uma das sinagogas locais;

- A cura de um paralítico, assim como o perdão por seus pecados;

- A cura do estimado servo de um centurião, que mandou representantes a Jesus para pedir por ele. Mesmo de longe, o rapaz melhorou, segundo a ordem do Messias para que a doença o deixasse;

- À distância, o Messias garantiu a um militar que seu filho, que estava em casa, em Cafarnaum, estava curado de uma longa doença, que o mataria em pouco tempo. O oficial voltou à cidade, e soube que o filho se levantou da cama, curado, exatamente na hora em que Jesus dissera, no dia anterior.

Terra de apóstolos

Segundo estudos antigos, a cidade ficava onde hoje está a de Khan Minyeh. Já no século 4, peregrinos cristão de várias localidades visitavam Cafarnaum, procurando a “Cidade de Jesus”.

Não só Pedro foi arregimentado por Cristo na localidade. Também eram de lá outros pescadores que se tornaram apóstolos: André (irmão de Pedro) e os irmãos Tiago e João. Mateus também era de Cafarnaum, mas não era pescador profissional, e sim fiscal de impostos. Deixou a profissão de lado para seguir o Mestre.

Cristãos de todo o mundo se dirigem à localidade para visitas à casa de Pedro (foto) e às ruínas da sinagoga onde Cristo pregara, além de vários outros locais assinalados por terem sido cenários de importantes feitos de Jesus.

Além dos sítios de importantíssimo valor histórico-espirituais, os turistas também apreciam bastante atravessar o Mar da Galileia de barco, tal e qual Jesus o fazia com seus discípulos pescadores. Podem, hoje, navegar pelas mesmas águas que o próprio Messias acalmou em uma tempestade, e por cima das quais andou como se estivesse em terra firme.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições