Lugares da Bíblia - Cisjordânia

Lugares da Bíblia - Cisjordânia

Atualizado: Terça-feira, 11 Outubro de 2011 as 11:01

A Cisjordânia é uma região de Israel reivindicada pela Autoridade Palestina e pela Jordânia, à margem do Rio Jordão. Fazia parte da Palestina Histórica até 1948, junto com o que viria a ser o Estado de Israel e a atual Faixa de Gaza. Cisjordânia e Gaza integrariam um Estado Palestino, conforme a famosa resolução das Nações Unidas de 1947. Entretanto, em 1967, as duas áreas foram ocupadas por Israel após a Guerra dos Seis Dias.

Depois disso, algumas partes das duas áreas começaram a ser administradas pela Autoridade Palestina. Embora Israel, ainda hoje, as controle militarmente, inclusive com a construção de um alto muro (foto ao lado) que a isola – com mais de 700 quilômetros de extensão –, deixa na parte de dentro mais de 160 mil famílias palestinas. Na região estão importantes cidades da Bíblia, como Belém (foto acima), terra natal de Cristo.

A população é de cerca de 2,5 milhões de habitantes. Entre eles, algo em torno de 364 mil judeus. A maioria dos árabes é muçulmana sunita, em contraste com uma minoria cristã. A língua árabe é a mais falada, seguida pelo hebraico e inglês.

Locais bíblicos

Na região encontram-se locais que estão entre os mais sagrados do mundo para o cristianismo, judaísmo e islamismo.

Em Hebrom, uma das quatro cidades sagradas para os judeus, localiza-se a Gruta de Macpela, onde está o túmulo de três dos maiores patriarcas da história bíblica: Abraão, Isaque e Jacó, com suas respectivas esposas, conforme começa a ser contado em Gênesis 23.

Jericó, cidade ocupada pelos hebreus após terem cruzado o Rio Jordão e tomado a Terra Prometida, foi palco da famosa batalha em que suas muralhas foram derrubadas pelas tropas lideradas por Josué (como está descrito no capítulo 6, no livro bíblico de sua autoria). Até hoje pode ser visitado, nos limites da cidade, o Monte da Tentação (foto), onde Jesus foi tentado pelo diabo, como consta no livro de Mateus, capítulo 4.

E Belém, uma das cidades mais importantes do planeta, historicamente, foi a terra natal do próprio Jesus Cristo. Próximo a ela, na estrada que a liga a Jerusalém, está o túmulo de outra importante personagem bíblica: Raquel, esposa de Jacó, como narra Gênesis 35.

A despeito dos violentos enfrentamentos locais, a região é visitada por turistas, embora os mesmos ainda tenham que se submeter aos checkpoints (passagens vigiadas) das forças israelenses. Se a documentação estiver em ordem, não ocorrem problemas.

veja também