"Luz no Nordeste" leva atendimento a Barreiros

"Luz no Nordeste" leva atendimento a Barreiros

Atualizado: Quinta-feira, 15 Julho de 2010 as 1:53

Uma das cidades atingidas pelas chuvas que afligem os estados de Pernambuco e Alagoas, Barreiros (PE) será alvo de ação especial do programa Luz no Nordeste, que conta com um caminhão-ambulatório para proporcionar atendimento médico e espiritual aos moradores. O veículo chegará ao município nesta quarta-feira, 14 de julho, e ficará estacionado no pátio interno da Rodoviária Central até o dia 18 de julho. A expectativa é que, neste período, sejam realizados cerca de 500 atendimentos. Iniciativa da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), a ação conta com a parceria do Expresso da Salvação e da Igreja Presbiteriana de Alphaville, Barueri, SP / Codecipe.

"A Sociedade Bíblica do Brasil solidariza-se com a situação dos moradores das cidades mais castigadas pelas enchentes, levando uma palavra de esperança. Assim como foi feito em Palmares, vamos promover a distribuição de Escrituras e atendimento ambulatorial para a população atingida", relata Erní Seibert, secretário de Comunicação e Ação Social da SBB.

Nesta ação especial, estão envolvidos 19 voluntários, entre eles, cinco médicos, quatro dentistas e um psicólogo. Além dos atendimentos clínico e odontológico, serão realizados exames de glicose, aferição de pressão arterial e pequenos curativos, pela equipe de enfermagem. Os moradores também receberão material bíblico, após passar pelo atendimento ou visitar o espaço cultural do caminhão.

Além de mobilizar o caminhão Luz do Nordeste, a SBB montou um posto de coleta na Secretaria Regional de Recife, para arrecadar dinheiro, água, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e de limpeza. "Além das doações, precisamos de parceiros e igrejas voluntárias para esta ação, inclusive para a distribuição de donativos e materiais bíblicos nos abrigos", reforça Seibert. Quem quiser colaborar, a conta para depósito é: Banco Bradesco Ag 3390-1 C.C 18512-4.

A iniciativa integra o Programa A Bíblia em Situação de Emergência da SBB, quetem o objetivo de oferecer assistência espiritual e social a segmentos da população em situação de risco social, sobretudo vítimas de calamidades. As ações são implementadas por meio de parcerias com organizações governamentais e não governamentais, que possibilitam distribuir materiais bíblicos a essa população.

Luz no Nordeste - Inaugurado em 2009, o programa Luz no Nordeste conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais. Na área da saúde, os voluntários estão capacitados a prestar serviço nas especialidades de clínica geral, fisioterapia, enfermagem e odontologia. Além disso, executam ações preventivas e educativas, por meio de palestras e exames clínicos, entre os quais o de Papanicolau. Sem conotação doutrinária, o trabalho de assistência espiritual envolve doação de literatura bíblica, aconselhamentos, audição do Novo Testamento, palestras, oficinas de leitura, além de atividades lúdicas com a Bíblia junto ao público infantil.

O caminhão Luz no Nordeste está equipado para dar apoio à equipe de atendimento. O veículo conta com dois consultórios médicos e um espaço cultural, batizado de "Mundo da Bíblia", no qual são divulgadas informações e curiosidades sobre o Livro Sagrado. Em Serra Branca serão realizados atendimentos médicos e procedimentos de enfermagem, como aferição de pressão e teste de glicemia (HGT). Haverá também recreação infantil, narração de histórias e brincadeiras diversas.

A iniciativa está inserida no programa Luz no Brasil, criado em 2008, pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) para atender a comunidades em situação de risco social. Tendo como linhas de atuação o desenvolvimento espiritual e a promoção da saúde, educação, cultura e cidadania, o programa já engloba duas outras ações igualmente importantes, o Luz na Amazônia - mantido há 48 anos e inspirador da ação - e o Luz no Sul.

A SBB - A Sociedade Bíblica do Brasil é uma organização sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, assistencial, educativa e cultural. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia Sagrada, um verdadeiro manual para a vida, que promove o desenvolvimento espiritual, cultural e social do ser humano, provocando, assim, a transformação daquele que com ela entra em contato. Para cumprir a missão de distribuir, de forma relevante, a Bíblia a todas as pessoas, desenvolve programas de assistência social e espiritual em todo o País. Fundada em 1948, construiu sua trajetória com base na missão de "promover, sem fins lucrativos, a difusão da Bíblia e sua mensagem como instrumento de transformação espiritual, de fortalecimento dos valores éticos e morais e de incentivo ao desenvolvimento humano, nos aspectos espiritual, educacional, cultural e social, em âmbito nacional".

veja também