Mais 82 meninas que foram sequestradas pelo Boko Haram são libertas, na Nigéria

Mais de 200 garotas foram sequestradas em uma escola pública de Chibok no dia 14 de abril de 2014. Desde então, negociações têm sido feitas para promover a liberdade delas.

Fonte: Guiame, com informações do site Hello Christian e Portas AbertasAtualizado: segunda-feira, 8 de maio de 2017 às 19:11
As 82 garotas libertas foram recebidas no último domingo (7) em Abuja, capital da Nigéria. (Foto: Reprodução).
As 82 garotas libertas foram recebidas no último domingo (7) em Abuja, capital da Nigéria. (Foto: Reprodução).

O governo da Nigéria divulgou a liberdade de mais 82 garotas que foram sequestradas pelo grupo extremista Boko Haram. A notícia foi publicada no último fim de semana, afirmando que houve intensas negociações que envolveram militares, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha e até mesmo o governo da Suíça e algumas ONGs internacionais.

Foi no dia 14 de abril de 2014 que o sequestro aconteceu, quando os extremistas islâmicos invadiram uma escola pública, em Chibok, no estado de Borno. Mais de 200 garotas foram levadas. De acordo com as autoridades, a libertação delas foi uma troca por militantes capturados pelo governo.

As 82 garotas libertas foram recebidas no último domingo (7) em Abuja, capital da Nigéria. Segundo informações do Ministério Portas Abertas, elas foram recepcionadas pelo presidente Buhari e iriam reencontrar suas famílias. Infelizmente, ainda não foi divulgado de forma pública a lista completa com os nomes delas. Por esse motivo, muitos pais que estavam na cerimônia não tinham certeza de que suas filhas estariam entre as que desembarcaram dos helicópteros.

Um dos representantes da campanha "Bring Back Our Girls" (Tragam nossas meninas de volta, em tradução livre) disse: "Estamos felizes pelas famílias e continuamos com o coração voltado para as demais 114 meninas que permanecem em cativeiro". a campanha foi criada pelos nigerianos e ganhou ficou conhecida em todo o mundo pela sua importância.

O ministério Portas Abertas continua a desenvolver seu trabalho nessa região. Mesmo com as inúmeras dificuldades e da violência do Boko Haram e de outros grupos extremistas envolvidos. De acordo com os colaboradores, a visita aos cristãos que já foram atacados é uma tarefa cada vez mais perigosa.

Além disso, há o desenvolvimento contínuo de diversos projetos de longo prazo, entre eles, o auxílio psicológico às meninas sequestradas e suas famílias. A Nigéria é o 12ª país na atual Lista Mundial da Perseguição.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições