Fragmentos de um manuscrito de 1.600 anos de idade, que descrevem ensinamentos de Jesus para seu irmão Tiago, foram descobertos por estudiosos bíblicos no Egito.
O texto em grego, que descreve os ensinamentos de Jesus sobre o céu e eventos futuros, se refere a Tiago como irmão de Jesus, embora “não materialmente”.
O manuscrito foi unido à biblioteca de Nag Hammadi, uma coleção de 52 textos do cristianismo primitivo, datados entre os séculos 2 e 6 d.C., descobertos em 1945 perto da cidade de Nag Hammadi, no Alto Egito.
“Esta nova descoberta é significativa em partes, porque demonstra que os cristãos ainda estavam lendo e estudando os escritos extra-canônicos muito tempo depois de serem considerados heréticos”, disse Geoffrey Smith, professor de estudos religiosos na Universidade do Texas e um dos pesquisadores que fez a descoberta.
Escrito na língua copta, o manuscrito antigo descreve ensinamentos de Jesus para Tiago, a quem ele frequentemente se refere como “meu irmão”. Jesus observa que Tiago não é um verdadeiro irmão, no entanto, afirmando que “não é meu irmão materialmente”.
“O texto complementa o relato bíblico da vida e do ministério de Jesus, nos permitindo acesso às conversas que, supostamente, ocorreram entre Jesus e seu irmão, Tiago — ensinamentos secretos que permitiram que Tiago fosse um bom professor após a morte de Jesus”, disse Smith.
Análise
O texto é considerado herético pela Igreja Ortodoxa Copta, pois teria caído estaria fora dos limites canônicos estabelecidos por Atanásio, arcebispo de Alexandria no século 3 d.C. Em sua “39ª Carta Pascal”, Atanásio definiu o Novo Testamento como composto por 27 livros: “Ninguém pode adicionar nada a eles, e nada pode ser tirado deles”, decretou.
Este manuscrito é uma cópia que provavelmente foi escrita por alguém que estava aprendendo a ler e escrever grego, utilizando como base o manuscrito original, segundo pesquisadores. Eles explicam que a caligrafia uniforme do texto, bem como suas palavras separadas em sílabas, sugerem que foi escrito por um acadêmico.
“O escriba dividiu a maior parte do texto em sílabas usando pontos médios”, afirmou o professor co-autor do estudo, Brent Landau. “Tais divisões são muito incomuns em manuscritos antigos, mas elas aparecem frequentemente em manuscritos que foram usados em contextos educacionais. O professor que produziu esse manuscrito deveria ter uma afinidade particular com o texto”.
Os pesquisadores indicam que o manuscrito não parece ser um resumo do texto original, como era comum em exercícios escolares, mas sim uma cópia completa dessa escritura antiga.
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