Mesmo com apagão, ExpoCristo atrai 50 mil pessoas em Curitiba

Mesmo com apagão, ExpoCristo atrai 50 mil pessoas em Curitiba

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:20

Entre os dias 7 e 11 de julho foi realizada a sexta edição da ExpoCristo em Curitiba. O evento reuniu artistas, pastores e estandes com diversos artigos evangélicos - como livros, discos e filmes - e atraiu 50 mil espectadores cristãos e não cristãos. Apesar das adversidades como o problema com os geradores de energia - que chegaram a apagar nove vezes em um único dia -, Marisa Lobo, coordenadora da feira, disse estar satisfeita e que tudo foi uma vitória. Segundo pesquisa realizada pela organização do evento, 80% do público disse que irá retornar no ano que vem, mesmo com o apagão.

A feira, que não se limita apenas a convidados e estandes de produtos locais, trouxe pessoas do Brasil inteiro que buscaram divulgar seu trabalho em Curitiba. É o caso do Pastor Jeter Blass da Igreja do Evangelho Quadrangular. Gaúcho, ele vive há treze anos em Judiai - SP e contou o motivo de Curitiba ser uma escolha para a divulgação do seu primeiro CD ,"A Sua Unção". "Têm muitas pessoas que já conhecem as nossas músicas. Mas aqui em Curitiba é diferente. Em SP a música mais conhecida é 'Nos prostramos' e aqui é 'Tu és'. O público está recebendo muito bem a gente e vemos um carinho muito grande do povo curitibano", declarou Blass.

A música sempre foi uma maneira de chamar a atenção das pessoas que não são cristãs, como argumentou a visitante Fabiane Cristine Cardoso: "O som gospel é muito bom. Então as pessoas que gostam de música podem até não ser evangélicas, mas elas reconhecem a qualidade e por causa disso elas vem até a feira e acabam conhecendo Jesus, o que é muito legal."

E quem visitou a feira somente por causa da música, se deparou com uma variedade imensa de produtos gospel. O consultor de vendas da editora Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), Alexandre Sales, contou que participou das seis edições da feira e que desde a quarta edição decidiu abordar o público de uma maneira diferente: "Nos primeiros anos vínhamos e vendíamos os produtos e nos três últimos só viemos expor. Temos um contato maior e melhor com o cliente porque ele deixa de ser cliente e se torna um amigo. Ele acaba conhecendo os projetos que eu não tinha tempo de falar quando eu vendia. Assim, indicamos outros estandes na própria ExpoCristo que vendem os nossos produtos".

Afrânio Desengrini, da Igreja Adventista da Promessa de Florianópolis, relatou a satisfação de ver que há produtos além das músicas: "Achei muito edificante o material que tem. Pelo que eu participei, gostei das editoras que é a parte que mais me atrai". Sua esposa, Adriana Desengrini, destacou a importância das ministrações que ocorrem ao longo do evento: "O que me chamou atenção foram as pregações. No meio desse burburinho, quem está passando pelos estandes recebe uma mensagem".

1ª ExpoCriança

Com um espaço dedicado para os pequenos, a sexta edição do evento inaugurou a primeira ExpoCriança. Hip hop infantil, teatro de fantoches e palhaços foram alguns dos destaques que prenderam a atenção da garotada.

"Falamos do amor de Deus sem mencionar religião, mas sempre indicando as crianças para alguma igreja", disse Suzana Alves, coordenadora da ONG Projeto Alcance, de Piraquara (Paraná).

A partir de temas bíblicos, o Projeto Alcance realiza encanações que trazem uma mensagem moral no final. "Só de tirar um sorriso deles já é uma grande satisfação. Estamos vestidos assim de palhaços, mas falamos a linguagem deles. Para eles isso é muito bom", ressaltou a coordenadora.

"Se eles são criados no caminho de Deus e veem que os adultos fazem um evento como esse e que se importam com eles, isso pode refletir no futuro", disse Suzana, que reconheceu sua vocação pela identificação que teve com trabalhos infantis ainda criança.

Apoiados pela SBB, a ONG tem percorrido os estados com trabalhos de pirofagia (arte com fogo) e pantomima. Entre os propósitos da equipe formada por até 20 voluntários está o de prevenir os jovens contra as drogas.

Apagão em série

A edição de 2010 da feira cristã enfrentou nove apagãos no dia de abertura ocasionados pelo problema de energia em um dos geradores. Ainda assim, a adversidade não modificou a decisão de 80% do público que, segundo pesquisa feita pela organização, confirmou que irá retornar para a ExpoCristo no ano que vem.

O problema, segundo Marisa Lôbo, organizadora do evento, aconteceu em virtude da estrutura do local. De acordo com ela, o gerador teria capacidade para suportar até duas feiras semelhantes.

"Quando o Ricardo Robortela e o Robinson Monteiro oraram, a luz não caiu mais", disse Marisa, que mesmo entendendo a fatalidade como sendo espiritual, chamou técnicos no dia seguinte para que as atividades da feira não fossem mais interrompidas.

"O apagão atrapalhou, mas os estandes aproveitaram para orar, assim como o público que não era crente. Foi ago que uniu as pessoas. Foi comovente. Essa não é uma feira só de comercio, mas de evangelismo. É uma estratégia para chamara as pessoas para servirem a Deus. São espinhos, mas bola para frente", testemunhou a organizadora.

A sétima ExpoCristo já está confirmada e terá apoio de políticos que tornarão o evento oficial no calendário oficial da cidade de Curitiba, conforme adiantou Marisa.

Por Débora Malva e Felipe Pinheiro

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições