Metodista lança vigília Nacional de Oração pela Criança

Metodista lança vigília Nacional de Oração pela Criança

Atualizado: Segunda-feira, 9 Maio de 2011 as 1:15

O Departamento Nacional de Trabalho com Crianças (DNTC) quer, mais uma vez, convidar a comunidade para orar pelas crianças e junto a elas atuar. O tema do DNTC para 2011 é Sinalizar o Amor de Deus! Tô Dentro! Queremos sinalizar o cuidado com as crianças vitimadas por diferentes tipos de violência e não possuem nenhuma possibilidade de autodefesa.

As crianças precisam de adultos amorosos e cuidadosos para acolhê-las e preservá-las de ambientes e pessoas que impeçam sua infância digna e saudável. Nós, como igreja, colocamos as crianças como prioridade. Afinal, o mestre disse: “Delas é o Reino”.

Infelizmente, a realidade nos aponta uma realidade triste e difícil: as crianças estão, cada vez mais, expostas a todos os tipos de violência. Não têm segurança em seus lares, são abandonadas com pais presentes, são expostas a mídias que não permitem uma formação de valores, não têm uma alimentação saudável, nem uma educação adequada. E o principal: há crianças que crescem sem conhecer o que receber amor e amparo.

A comunidade tem que se posicionar, dar um passo a favor das crianças. Esta ação pode começar apenas com um encontro de orientações a pais e mães na educação de seus/suas filhos/as. Também é possível valorizar as Escolas Bíblicas de Férias (EBFs) como meio de educar as crianças para a salvação e delas cuidar.

O Lançamento da Vigília é um momento essencial para descobrir como atuar com as crianças que vivem no entorno da igreja local. Reúna a comunidade, compartilhe os desafios que temos no cuidado com essas vidas tão especiais e, em oração busque orientação de Deus para ações que correspondam à vontade do Pai e proporcionem às crianças uma infância feliz, crescendo com amor e aprendendo a verdadeira Palavra.

O Lançamento da Vigília Nacional de Oração pelas Crianças é um momento importante para integrá-las à comunidade e fortalecer a unidade do corpo de Cristo, a fim de que a comunidade tenha o compromisso de ação e oração para com as crianças. Queremos trazer à memória fatos que nos desafiem neste trabalho e que ressaltem a importância de atuar junto a elas e delas cuidar.

O lançamento deve ser feito com a comunidade na data que melhor se adaptar às programações da comunidade. No culto, cada membro/a e cada criança receberão o nome de uma criança para orar durante o ano. O encerramento deste período de oração acontecerá quando todas as Igrejas do Brasil se reunirem para realizar a Vigília Nacional pela Criança, no dia 01/10/2011.

Seguem algumas orientações para a organização do Lançamento da Vigília:

1º) O culto deve acontecer com toda comunidade. Veja qual o melhor dia e horário para contar com a presença de todos/as.

2º) Prepare uma equipe de louvor com a presença das crianças.

3º) Ao início do culto, prepare as crianças para entrarem juntas, de preferência trazendo cada uma a sua Bíblia, sentando-se num local previamente preparado. Entre elas, escolha uma para colocar a Bíblia no altar.

4º) Estamos propondo o texto As Sete Maravilhas do Mundo para compartilhar com a comunidade durante a liturgia. Pode ser utilizado de forma teatral, com as crianças e adolescentes.

5º) Para cada momento, procure a máxima participação das crianças.

6º) Estarão disponíveis, no site da Igreja (www.metodista.org.br ), em formato de powerpoint, a liturgia e as músicas desta celebração.

7º) Promova um lanche comunitário ao final do culto.

Que Deus abençoe a equipe no trabalho com as crianças e que juntos/as possamos sinalizar na vida delas o amor de Deus.  

veja também