Um menino de 8 anos sobreviveu após sofrer uma descarga elétrica de 25 mil volts e ter 70% do corpo queimado, em Santa Catarina. Por meio de sua recuperação, muitos afirmam: “Ele é um milagre”.
Fernando de Barros recebeu um choque de 25 mil volts ao ser atingido por uma pipa eletrocutada em Itajaí, no dia 15 de março.
"Nenhum médico deu chance de vida, quem estava no local e quem atendeu primeiro. Todos chocados com a situação", disse Francielli Aparecida de Barros, tia e madrinha de Fernando, ao g1.
Segundo Francielli, o acidente ocorreu quando Fernando saiu de casa para falar com o pai, que estava na calçada. Nas proximidades, havia crianças e adultos soltando pipas.
"Foi quando a linha engatou no fio de alta tensão e veio de encontro com o Fernando. Ele ficou grudado no fio e na carretinha de ferro pegando fogo, foi um choque de aproximadamente 25 mil volts”, relembrou ela.
Os pais do menino tentaram de tudo, mas não conseguiam tirá-lo da alta tensão, e também se feriram.
"Foi quando um vizinho colocou dois pregos em uma madeira longa e tirou o fio de cima dele", contou ela.
Fernando permanece internado no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, porém, fora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Conforme os familiares, ele ainda será submetido a alguns enxertos — o mais recente foi realizado nas costas, onde sofreu queimaduras de 4º grau. Ainda não há previsão de alta hospitalar.
"Daqui um mês, será feito o crânio, onde tem a possibilidade deles colocarem uma prótese. A parte neurológica dele não foi atingida, ele reconhece todos e está aceitando alimentação, mas ainda tem a sonda para manter a dieta em dia. Ele precisa estar bem para passar por tantas cirurgias", explicou Francielli.
‘Um milagre’
No dia 4 de maio, o apresentador Osmar Teixeira compartilhou atualizações sobre Fernando e afirmou: “Se você não acredita em milagre eu o convido a assistir esse vídeo até o final. Imagine você uma descarga elétrica de cerca de 25 mil volts, para muitos parecia impossível, mas [não] para Deus”.
Em seguida, Fernando aparece no hospital e diz: “Oi Osmar, tudo bem? Aqui é o Fernando e eu estou muito feliz. Eu vi os vídeos que você está postando falando de mim. Você é muito legal. Eu estou ficando melhor, acho que daqui a alguns dias eu vou poder ir embora”.
Ver essa foto no Instagram
O apresentador informou: “O Fernando já é um milagre. Para você ter uma ideia, até a parte do crânio, que foi afetada pela descarga elétrica e que muitos médicos consideram de difícil recuperação natural, está se regenerando”.
“Vamos continuar em oração pelo Fernando de Barros porque eu tenho certeza que em breve ele vai estar de volta, novamente no nosso Rio Bonito festejando essa vitória, esse milagre que é a vida dele. Deus tem um plano na vida desse garoto”, concluiu Osmar.
“Graças a Deus meu irmão tá bem logo ele tá em casa e obrigada Osmar por está pedindo sempre oração pelo meu irmão”, comentou a irmã de Fernando.
Nos comentários, muitos agradeceram a Deus pela vida do menino e contaram como foram impactados por seu testemunho.
A enfermeira, Vanessa Carvalho, relatou: “Lembro como se fosse hoje ao receber o Pai do Fernando no dia do ocorrido no setor que eu trabalho, enquanto eu cuidava dos curativos ele orava a Deus incansavelmente eu tive que pôr várias vezes segurar o choro, e quando ele não tinha mais palavras ele cantava louvores a Deus, em todos meus plantões na UPA esse foi o que marcou a minha vida a fé de um pai que dizia a Deus não conseguir viver sem o filho, Deus seja louvado”.
Linha de cerol é proibida por lei
Segundo a PM, policiais foram até o local para buscar a identificação de quem forneceu o material da linha de pipa que causou o acidente, mas não conseguiram localizar o responsável.
Conforme o artigo 132 do Código Penal Brasileiro, o uso de cerol é proibido e considerado crime por “expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e eminente”.
Em âmbito nacional, está em tramitação o Projeto de Lei (PL) 402/11, que propõe a proibição da fabricação, comercialização e uso de linhas cortantes em pipas e brinquedos similares, prevendo penas de detenção e aplicação de multas.
Após o incidente, as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) informaram que o fio arrebentou depois que a pipa se enroscou na rede de alta tensão.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia