Na calada da noite

Na calada da noite

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:06

"Quanto mais esperto o homem se julga mais precisa de proteção divina para defender-se de si mesmo. " (Sêneca)

G eralmente Nicodemos é ignorado pelos pregadores que utilizam o evento envolvendo o seu encontro com Jesus. O foco da maioria dos pregadores recai sobre o ensino de Jesus e pouco se fala sobre o que se pode aprender do personagem curioso que procura Jesus na calada da noite. Há tanta coisa boa a aprender com Nicodemos!

N icodemos buscou a Jesus no meio da noite porque tinha uma motivação básica que o levou a isso. Correu certo risco ao expor-se daquela maneira, mas moveu-se. Nicodemos tinha uma necessidade de conhecer a verdade por trás dos fatos. Foi honesto o suficiente para reconhecer que suas crenças careciam de solidez. Não bastava apenas o que tinha ouvido sobre Jesus. Era-lhe necessário escavar mais, ir mais fundo. Um conhecimento apenas superficial, baseado em versões populares, tantas vezes contraditórias, não lhe servia. Fez aquilo que todos deviam fazer e não fazem, pois ao invés de mergulharem, preferem permanecer na superfície; ao invés de içarem âncoras preferem a segurança relativa do porto e assim vão vivendo à margem da vida e seus desafios.

N icodemos sem dúvida não era um homem raso, que se deixava contentar com rascunhos fajutos de conceitos; tampouco se deixava enredar facilmente por preconceitos de qualquer ordem. Sinto uma profunda simpatia e respeito por esse homem. Naquela noite decisiva, aquele que era um príncipe em Israel julgou imperativo sair da sua mansão e investigar por conta própria o ensino e a pessoa de Jesus. De coração aberto partiu, no meio da noite, de encontro ao Salvador dos homens. A diligência de Nicodemos em conhecer a verdade a respeito de Jesus o salvou!

U m número muito grande de pessoas tem uma tendência fortíssima para a mediocridade. Contentamo-nos em saber apenas superficialmente a respeito das coisas. A maioria de nós tem apenas uma noção desconexa a respeito de determinados assuntos. Poucos de nós podem falar com mais propriedade sobre temas relevantes e que dizem respeito a todos. Se perguntarmos às pessoas se já ouviram falar de alimentos transgênicos, a maioria dirá que sim,  mas poucos sabem alguma coisa de fato, e menos ainda saberão explicar o que realmente é isto.

D esse modo, aqueles que se contentam em saber vagamente acerca dos fatos. Essa é uma posição extremamente perigosa. A ignorância deliberada, gerada no conforto enganoso da comodidade resultará prejudicial a qualquer que se entregar aos seus braços e adormecer ao som do seu acalanto. Nicodemos resolveu sair do conforto questionável. Descobriu que o homem refinado que era, com toda a sua formação, religiosa, moral e intelectual, precisava dar lugar a um novo homem. Ele tinha que lançar fora a capa da religião, as máscaras da tradição e toda a hipocrisia que envolvia as convenções sociais e que o haviam engessado dentro de uma mentalidade que, apesar das aparências de piedade, o colocavam na direção errada. Nicodemos descobriu que estava na contramão.

N ão tenha vergonha de admitir que tem dúvidas de seus conceitos… Procure Jesus. Se não tiver coragem de associar-se a Ele no clarão do dia, busque-o mesmo que seja na calada da noite... Uma revelação poderosa destruirá conceitos enganosos e revelará o risco imenso que voce pode estar correndo ao trafegar na contramão.

Luiz C. Leite é pastor, psicanalista, administrador de empresas, conferencista e escritor. Autor de "O poder do foco", editora Memorial; e "A inteligência do Evangelho", editora Naós; além de vários títulos por publicar.

- Clique no link para ver vídeo do livro "A INTELIGÊNCIA DO EVANGELHO"

- Clique no link para ver o vídeo do livro "O PODER DO FOCO"

Confira o blog do escritor: http://luizvcc.wordpress.com/

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições