“Nunca eliminaremos a violência, mas podemos diminuí-la pela oração”, diz pastor

Mel Lawrenz diz que a violência começa no coração do homem e pode ser causada por inveja e ciúmes.

fonte: Guiame, com informações da Bible Gateway

Atualizado: Sexta-feira, 16 Fevereiro de 2018 as 12:53

"Algo simples como o ciúme, quando é deixado sem controle se intensifica e leva à violência", diz o pastor Mel Lawrenz. (Foto: Reprodução).
"Algo simples como o ciúme, quando é deixado sem controle se intensifica e leva à violência", diz o pastor Mel Lawrenz. (Foto: Reprodução).

Mais um tiroteio nos Estados Unidos abalou o mundo. A violência continua a aumentar e isso faz com que as pessoas sejam invadidas pelo medo. Como os seres humanos podem ser tão violentos? De acordo com o pastor Mel Lawrenz, existem dimensões espirituais da violência que a Bíblia diz ter fontes e soluções.

Ele ressalta que a violência não se trata apenas de tiroteios em locais públicos. As ocorrências diárias como a violência doméstica, o bullying nas escolas, a violência de gangues nas cidades significa que os cristãos precisam responder a isso de alguma forma.

O que a Bíblia diz sobre a violência? Mel Lawrenz diz: “Eu acredito que os cristãos devem ter uma compreensão mais profunda das raízes da violência. A mídia é superficial e foca no controle de armas, mas este não é o principal problema da violência”, colocou.

“Parece-me que a maioria das pessoas concordou com a inevitabilidade da violência. Eles esperam que a aplicação da lei possa fazer um trabalho melhor e mantêm seus dedos cruzados que o próximo atirador não esteja em sua escola ou cinema”, ressalta dizendo que essas atitudes não são suficientes.

O que a Bíblia diz sobre a violência?

O pastor lembra de Caim e Abel, o primeiro homicídio. “Na segunda geração da humanidade, um irmão derrama o sangue do outro”, explica. “Caim mata Abel por uma razão que vem do coração, o ciúme. O padrão está definido. Algo simples como o ciúme quando é deixado sem controle se intensifica e leva à violência”, salientou.

O que pode ser feito sobre a violência? Deus disse a Caim que ele deveria "dominar" a patologia de sua alma. Ele não fez, e o sangue foi derramado. O pastor lista algumas lições que podemos aprender com Caim e Abel.

“A violência é o resultado de uma patologia da alma. A violência não começa com os exércitos, ódio em geral ou desigualdades sociais, ela está tão próxima de nós quanto nossos próprios corações. A violência - como todo pecado - sai do coração humano e não apenas de videogames ou filmes”, explica.

Jesus exige uma resposta à violência

O que Jesus quer que façamos sobre a violência? O pastor Mel afirma que devemos olhar para as bem-aventuranças: "Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus". O trabalho de paz é um trabalho ativo, árduo, frustrante. Não é conveniente. Esse desafio é assustador, mas é o chamado claro de Jesus para seus seguidores em todos os tempos”, diz.

“Nunca eliminaremos a violência, mas podemos diminuí-la por meio da oração. Não precisamos de vigilantes, precisamos estar em vigilância. Os seguidores de Jesus são chamados a fazer mais do que esperar passivamente a próxima pessoa a sacar sua arma. Nosso Senhor e Salvador nos manda orar. Devemos nos conectar com os feridos antes que eles ataquem outras pessoas.

veja também