O Fruto do Espírito é... Amor

O Fruto do Espírito é... Amor

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:04
amorMas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, (Gálatas 5:22)
 
AMOR - "Agape" no grego, é a base de tudo o que Deus faz em nós, visto ser a própria essência de Sua natureza (1 João 4:16). O amor de Deus é constante, incondicional, imensurável, profundo. O amor cristão é o fruto do Seu Espírito em nós. 
 
A vontade do Pai só pode ser feita sob a motivação do amor. A Palavra de Deus diz que o amor é o vínculo da perfeição (Colossenses 3:14), isto é, o amor é a liga, o elo que sustenta e agrega todas as demais virtudes. 
 
O amor expressa-se na obediência à Palavra - "Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada." (João 14:15,21,23)
 
O amor cristão em relação aos irmãos ou aos homens em geral, não é um impulso dos sentimentos, nem se manifesta somente naqueles com quem se tem afinidade. 
 
O amor:
1. Busca o bem-estar de todos - " Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo, visando o que é bom para edificação." (Romanos 15:2)
 
2. Não faz mal a ninguém - " A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei. Com efeito: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da lei." (Romanos 13: 8-10)
 
3. Busca a oportunidade de fazer o bem a todos
 
O amor é como a parte central do fruto do Espírito, de onde saem todas as demais virtudes.
 
"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. 8 O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;" ( 1ª Coríntios 13: 1-3,8)
 
Questões para reflexão:
O que me motiva fazer a vontade do Pai, o amor a Ele, ou o desejo de ser reconhecido?
Estou procurando crescer no amor para com todos ou separo as pessoas em grupos - estes eu amo demais, estes outros mais ou menos e aqueles os mantenho à distância?
Como estou me relacionando com os meus irmãos?
 
Lembremo-nos "Deus amou o mundo de tal maneira"(João 3:16a), "O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei."(João 15:12).
 
Pai ajuda-nos a crescer em Teu amor e que possamos manifestá-lo em nossas vidas. Perdoa-nos quando somos parciais e escolhemos quem amar. Perdoa-nos quando a motivação do nosso coração não é o teu amor, mas o desejo de ter um nome. Lava-nos com o precioso sangue de Jesus e purifica-nos de todo pecado. Trabalha em nós operando o Teu querer e a Tua boa e perfeita vontade, em nome de Jesus. Amém!
 
 
- Maria das Graças Machado de Albuquerque
via Facebook
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições