“Existe algo que impede Jesus de fazer milagres em sua vida”. Esse foi o alerta do pastor Joel Engel durante culto na terça-feira (25), ao falar sobre a “sonegação da honra” a Deus.
“Há milhares de crentes e líderes que não têm mais a presença de Jesus em sua casa. Jesus não consegue mais entrar ali e curar, porque há algo que impede — você mesmo.
Há um exemplo bíblico que mostra claramente como isso acontece na prática. Jesus fazia grandes milagres, mas quando foi à sua cidade, Nazaré, algo o restringiu. As pessoas diziam: “Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, José, Judas e Simão? Não estão aqui conosco as suas irmãs?”
Então Jesus afirmou: “Só em sua própria terra, entre seus parentes e em sua própria casa, é que um profeta não tem honra”.
O relato de Marcos 6:1-6 diz que Cristo “não pôde fazer ali nenhum milagre, exceto impor as mãos sobre alguns doentes e curá-los. E ficou admirado com a incredulidade deles.”
Joel Engel explica que Jesus não pôde fazer em Nazaré nenhum grande milagre “porque eles sonegam a honra”.
“Jesus não foi desonrado ou rejeitado, apenas não deram o que lhe era devido. Ele foi tratado como uma pessoa comum, como alguém qualquer”, observa Engel.
Em outras palavras, o pastor ensina que desonrar a Deus não é apenas se afastar e viver uma vida de pecado, mas também “não celebrar sua presença, não dar a devida importância e nem o respeito que Ele merece.”
“Ele não pode fazer coisas grandes, porque faltava o elemento principal que atrai Deus a um lugar: a honra”, declara Engel.
O pastor lembra que Deus não precisa das coisas que o ser humano precisa. “Nos importamos com dinheiro, fama e roupas, mas só há uma coisa com a qual Deus se importa: o que move Deus é uma atitude de honra.”
Honra é uma chave espiritual
Engel destaca que com Deus estão riquezas e honra, prosperidade e justiça duradouras (Provérbios 8:18). Ou seja, isso significa que Deus tem em Suas mãos todas as bênçãos para liberar sobre seus filhos.
“Deus jamais te enviaria a esse mundo sem te dar todos os elementos que você precisa. Deus tem todas as coisas em Suas mãos, para entregar a você. Mas por que você não recebe tudo?”, questiona.
Sua resposta é clara: “Há uma chave que precisamos virar, a chave da honra.”
O pastor ensina que é possível notar o valor da honra logo no primeiro mandamento bíblico – não terás outros deuses além de mim – que, em outras palavras, fala sobre honrar a Deus acima de todas as coisas.
“Assim como a criança se alimenta dos nutrientes da mãe enquanto está no útero, acontece com relação a Deus. Quando eu agrado a Deus, eu também fico feliz. Quando honro a Deus, também sou honrado. Está conectado. Por isso, todo mandamento é uma chave para liberar algo”, destaca.
Não sonegue a honra!
O pastor citou Romanos 13:7: “Dêem a cada um o que lhe é devido: Se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra.”
E deixou um alerta: “Você não pode estar inadimplente no céu. Você não pode ser um sonegador de honra.”
“Você pode dizer ‘eu odeio o governo’, mas você precisa dar impostos. Você pode dizer ‘eu não gosto do meu pai’, mas você precisa honrá-lo”, exemplificou.
“A sonegação de honra traz uma dívida no mundo espiritual e fecha as portas, e você não tem mais os benefícios da honra. Da mesma forma que sonegar impostos te impede de acessar os benefícios do governo, quando você sonega a honra, você não pode acessar as bênçãos”, ele afirma.
Veja a pregação completa:
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições