O Reino e os vencedores

O Reino e os vencedores

Atualizado: Terça-feira, 11 Junho de 2013 as 3:36


adoração(Mt 25:1-13)
 
Na parábola das virgens, elas se referem aos cristãos, e o noivo é Jesus. A parábola fala do tempo da volta de Jesus. As virgens representam aqueles que foram salvos em Cristo. O texto, porém, fala de duas classes de virgens: as néscias e as prudentes. O fato de serem dez aponta para todos os cristãos de todas as épocas. Portanto, a ênfase é o reino, e não a salvação.
 
As cinco néscias eram virgens. Há luz em suas lâmpadas assim como nas lâmpadas das virgens prudentes e todas foram encontrar-se com o noivo, tanto as néscias quanto as prudentes. “Mas, à meia noite, ouviu-se um grito”. Esse grito aponta para a voz do arcanjo na última trombeta. O grito é para todas as virgens que têm óleo nas lâmpadas.
 
Todas as dez estavam dormindo. Dormir aqui deve significar estar morto. Se assim for, as dez ressuscitaram. O ímpio só ressuscitará no fim dos mil anos. As cinco prudentes vão com o noivo, depois as néscias também vão (v 11). Todas são levadas, mas só as cinco prudentes entram para a festa. A diferença entre as virgens está na conduta, e não na natureza. A diferença é se são néscias ou prudentes, e não se são falsas ou verdadeiras.
 
Se o noivo não tivesse demorado, não faltaria azeite e todas entrariam. As virgens néscias são virgens do começo ao fim. No verso 9, diz que o azeite é comprado. Se fosse salvação, deveria ser de graça. O Senhor mandou vigiar, indicando que a parábola é para crentes.
 
1. As lâmpadas
 
Todas as dez virgens tinham lâmpadas. Na Bíblia, “lâmpada” pode significar pelo menos quatro coisas: a Palavra de Deus, a Palavra da profecia, o testemunho do crente e o espírito humano. Pela simples lógica, podemos concluir que as lâmpadas tinham a função de ter luz e conter o azeite. Deve, portanto, apontar para o testemunho do crente e para o espírito humano. Ter a lâmpada acesa é ser salvo assim como ter um testemunho cheio de boas obras.
 
2. A diferença entre as virgens
 
A primeira diferença é que cinco delas eram néscias. A palavra “néscio” significa tolo ou imprudente. Ser néscio é andar segundo as próprias ideias, e não segundo a Palavra de Deus (Pv 9:10). A segunda diferença entre as virgens é que as cinco prudentes tinham azeite na vasilha e as néscias não.
 
3. O azeite nas vasilhas
 
O óleo nas lâmpadas fala do Espírito Santo no interior do crente. Ter o azeite nas lâmpadas aponta para nossa salvação. Se somos salvos, possuímos o Espírito Santo em nós, portanto temos azeite nas lâmpadas. Por outro lado, o óleo nas vasilhas é ter óleo adicional, é ser transbordante é ser cheio do Espírito. O novo nascimento é de graça, mas o ser cheio do Espírito tem um preço a ser pago.
 
4 . As virgens adormeceram
 
A demora do Senhor foi o grande teste para as virgens. Como o Senhor demorou, elas dormiram. Na Palavra de Deus, dormir tem dois significados: apostasia e morte física. Dormir não é algo negativo na parábola porque todas as virgens dormiram, inclusive as prudentes. Por isso, podemos afirmar que o sono aqui aponta para a morte física. Todas as virgens se levantaram. Todos os salvos ressuscitarão na vinda do Senhor, quando o anjo tocar a última trombeta.
 
5. A compra do azeite
 
Nos verso 8 e 9, vemos que o azeite deveria ser comprado. O dom do Espírito pode ser dado pela imposição de mãos (At 8:17; 19:6; 1 Tm 4:14; 2 Tm 1:6), mas o ser cheio do Espírito não pode ser transferido. A salvação é de graça, mas existem coisas na Palavra de Deus que precisam ser compradas. O poder para ministrar com vida (2 Co 4:8-11); colírio, vestiduras espirituais e ouro da glória de Deus (Ap 3:18); sabedoria e conhecimento (Pv 23:23).
 
6. A festa das bodas
 
Apocalipse 19 nos fala das condições para participar da festa. Nesse caso, vemos que ser cheio do Espírito é uma condição fundamental. Não basta ser íntegro, é preciso ser cheio do Espírito. Sabemos que Deus é onisciente, mas Ele diz no texto que não conhece as virgens que eram noivas. Em 1 Coríntios 8, diz que o Senhor conhece aqueles que O amam. As virgens prudentes amavam o Senhor e por isso tinham azeite sobrando nas vasilhas.
 
Para compartilhar:
- Qual a diferença entre as virgens néscias e as prudentes?
- Como você tem se preparado para a volta do Senhor?
- O que você tem feito para manter sua lâmpada acesa?
- Como você tem demonstrado seu amor pelo Senhor?
 
 
- Pr. Naor Pedroza
igrejavideira.com.br
 

veja também