Os efeitos colaterais da bênção de Deus

Os efeitos colaterais da bênção de Deus

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:08

 

adoraçãoE falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Fala a Arão e a seus filhos, dizendo: Assim abençoareis os filhos de Israel, dizendo-lhes: O SENHOR te abençoe e te guarde; o SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz (Números 6.22-26).
 
O Senhor pediu a Moisés que informasse a seu irmão, Arão, a forma como Ele queria abençoar o Seu povo. Então, quando Arão abrisse a boca, usaria essas palavras mencionadas no Livro de Números.
 
Existe uma maneira pela qual o Senhor quer nos abençoar – e algo que precisa ficar bem claro é que a bênção dEle muda a nossa vida; por isso, precisamos ficar atentos a essas mudanças. É como um remédio que compramos, cuja bula, às vezes, por desleixo, esquecemo-nos de ler para obtermos informações importantes a respeito daquele medicamento.
 
Com a bênção de Deus, o que acontece é o mesmo: precisamos “ler a bula”! Mas por que estou dizendo isso? Porque há “perigos” na bênção de Deus, há “efeitos colaterais”. “Como assim?”, você pode questionar. Vou lhe explicar.
 
O Senhor disse a Abraão: Sai da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. Farei de ti uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome, e tu serás uma bênção (Gn 12.1). Essa passagem bíblica exemplifica bem o que quero dizer. Deus nos tira da nossa zona de conforto – Ele muda a nossa plataforma de operação – quando determina prosperar nossa vida. O Senhor sempre nos tira de algo para nos tornar ainda maiores. Se não entendermos nem curtirmos esse processo, quando a bênção chegar já estaremos desgastados pelo processo – e devemos estar preparados e cientes disso. Logo, aproveite os processos de Deus em sua vida; afinal, eles anunciam coisas boas.
 
Interessante observar que Abraão buscou a sua bênção. Por obediência, ele cumpriu a ordem de Deus, a qual se tornou o objetivo da sua vida. O Senhor tem a Sua própria maneira de trabalhar na vida de cada pessoa, e esse “trabalhar de Deus” é o que chamo de processo. Ele está tirando você da zona de conforto, enviando-o a lugares nos quais você não tem controle da situação, mas é onde Ele controla você.
 
Jacó queria a bênção do pai, mas havia um problema: ele não era o primogênito.  Mesmo assim, o Senhor já havia declarado à sua mãe: O mais velho servirá ao mais moço (Gn 25.23b).
 
E aconteceu que, como Isaque envelheceu, e os seus olhos se escureceram, de maneira que não podia ver, chamou a Esaú, seu filho mais velho, e disse-lhe: Meu filho! E ele lhe disse: Eis-me aqui! E ele disse: Eis que já agora estou velho e não sei o dia da minha morte. Agora, pois, toma as tuas armas, a tua aljava e o teu arco, e sai ao campo, e apanha para mim alguma caça, e faze-me um guisado saboroso, como eu gosto, e traze-mo, para que eu coma, e para que minha alma te abençoe, antes que morra. E Rebeca escutou quando Isaque falava ao seu filho Esaú; e foi-se Esaú ao campo, para apanhar caça que havia de trazer. Então, falou Rebeca a Jacó, seu filho, dizendo: Eis que tenho ouvido o teu pai que falava com Esaú, teu irmão, dizendo: Traze-me caça e faze-me um guisado saboroso, para que eu coma e te abençoe diante da face do SENHOR, antes da minha morte. Agora, pois, filho meu, ouve a minha voz naquilo que eu te mando. Vai, agora, ao rebanho e traze-me de lá dois bons cabritos; e eu farei deles um guisado saboroso para teu pai, como ele gosta (Gênesis 27. 1-9)
 
Jacó desejava a bênção da primogenitura, mas ele não a merecia por direito de nascença; não era digno, mas pesava sobre ele a promessa que o Senhor dera à sua mãe: O mais velho servirá ao mais moço. As promessas de Deus em nossa vida superam as convenções humanas. Quando Ele quer abençoá-lo, move céus e terra, mas a Sua vontade se cumpre sempre (Mc 13.31).
 
Então, disse Jacó a Rebeca, sua mãe: Eis que Esaú, meu irmão, é varão cabeludo, e eu, varão liso. Porventura, me apalpará o meu pai, e serei, a seus olhos, enganador; assim, trarei eu sobre mim maldição e não bênção. E disse-lhe sua mãe: Meu filho, sobre mim seja a tua maldição; somente obedece à minha voz, e vai, e traze-mos. E foi, e tomou-os, e trouxe-os à sua mãe; e sua mãe fez um guisado saboroso, como seu pai gostava. Depois, tomou Rebeca as vestes de gala de Esaú, seu filho mais velho, que tinha consigo em casa, e vestiu a Jacó, seu filho menor. E, com as peles dos cabritos, cobriu as suas mãos e a lisura do seu pescoço e deu o guisado saboroso e o pão que tinha preparado na mão de Jacó, seu filho. E veio ele a seu pai e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui. Quem és tu, meu filho? E Jacó disse a seu pai: Eu sou Esaú, teu primogênito. Tenho feito como me disseste. Levanta-te agora, assenta-te e come da minha caça, para que a tua alma me abençoe. Então, disse Isaque a seu filho: Como é isto, que tão cedo a achaste, filho meu? E ele disse: Porque o SENHOR, teu Deus, a mandou ao meu encontro. E disse Isaque a Jacó: Chega-te agora, para que te apalpe, meu filho, se és meu filho Esaú mesmo ou não. Então, se chegou Jacó a Isaque, seu pai, que o apalpou e disse: A voz é a voz de Jacó, porém as mãos são as mãos de Esaú. E não o conheceu, porquanto as suas mãos estavam cabeludas, como as mãos de Esaú, seu irmão. E abençoou-o. E disse: És tu meu filho Esaú mesmo? E ele disse: Eu sou. Então, disse: Faze chegar isso perto de mim, para que coma da caça de meu filho; para que a minha alma te abençoe. E chegou-lho, e comeu; trouxe-lhe também vinho, e bebeu. E disse-lhe Isaque, seu pai: Ora, chega-te e beija-me, filho meu. E chegou-se e beijou-o. Então, cheirou o cheiro das suas vestes, e abençoou-o, e disse: Eis que o cheiro do meu filho é como o cheiro do campo, que o SENHOR abençoou. Assim, pois, te dê Deus do orvalho dos céus, e das gorduras da terra, e abundância de trigo e de mosto (Gênesis 27.11-28)
 
Não adianta somente querer a bênção sem se aproximar do Pai, sem mostrar intimidade com Ele. Muitos dizem: “Não sou digno, não sou o primogênito etc.”. Mas entre na presença do Pai celestial, agrade a Ele, troque suas vestes pelas vestes de Jesus, o seu Irmão mais velho. Ele tem o direito de primogenitura. Portanto, use as vestes dEle, cubra-se com o sangue do Cordeiro de Deus, cubra-se com a pele dEle. Use as vestes do Filho, as quais têm o perfume de Cristo. Dessa maneira, achegue-se a Deus e receba as bênçãos dEle sobre a sua vida. Se você estiver usando a roupas do Cordeiro, o perfume de Cristo, Deus irá recebê-lo e abençoá-lo com a bênção do primogênito. O nosso Senhor Jesus é o Primogênito entre muitos irmãos (Rm 8.29).
 
Quando você recebe a bênção do Primogênito, não pode continuar com as mesmas atitudes. Por isso, voe, leve um estilo de vida diferente, fora do pecado. A partir deste momento, o Espírito Santo vai incomodá-lo, pois você é abençoado e não pode viver da mesma maneira. Querer a bênção requer mudança, desejo pela obra do Senhor, pelo evangelismo, por almas se rendendo aos pés de Cristo. Busque seu futuro fora da zona de conforto. A consequência da bênção é você não conseguir viver mais como antes.
 
Há outro “efeito colateral” causado pela bênção de Deus. Jacó se encontrou sozinho no meio do caminho. Quando somos marcados pela bênção divina, algumas pessoas não entendem o que Deus está fazendo em nossa vida e, por isso, acabam nos deixando. Por exemplo, aquele rapaz que usava drogas com você não desejará mais a sua companhia; aquela menina com a qual você namorava debochará de você por não ter mais relação sexual com ela. Então, você se vê sozinho, mas é nesta hora que Deus abre seus olhos. É nesse momento de solidão – que Jacó também sentiu – que você descobre a existência de uma escada que liga o Céu à Terra, a Terra ao Céu. Aleluia!
 
Talvez, se Jacó tivesse insistido em ficar na casa dele, Esaú o tivesse matado; provavelmente, se Jacó insistisse em ficar na casa dele, tivesse se casado com alguma mulher da região e sua vida se perdesse. Mas, pelo fato de ter saído de sua zona de conforto, Jacó descobriu que existe algo ligando o Céu a Terra, trazendo água do Céu.
 
Querer a bênção de Deus pode ser “perigoso”, pois Deus irá levá-lo a um lugar onde você terá relacionamento e intimidade com Ele. E, quando isso acontecer, você perceberá que o passado será passado em sua vida; você terá de aprender a confiar em Deus, a esperar nEle, a deitar-se na Rocha e sonhar os sonhos de Deus; você terá de aprender a andar pela fé, e não pelas circunstâncias (2 Co 5.7).
 
Desejar a bênção de Deus pode ser “perigoso”. Peça as roupas de Jesus emprestadas para pegar as bênçãos advindas do Pai. Quando Deus viu Adão e Eva cobrindo a nudez deles com folhas de figueira, o Senhor viu que isso não adiantaria; então, matou um animal, tirou a pele dele e os cobriu. O Altíssimo já nos providenciou uma cobertura com a qual podemos achegar-nos à Sua presença. Portanto, sejamos revestidos de Cristo para podermos receber a bênção dEle – a bênção da primogenitura.
 
Jacó, após obter sua bênção, marcou uma geração, pois Deus alterou a sua identidade – e vai alterar a minha e a sua também. Tome posse dessa verdade sobre a sua vida!
 
Que Deus o abençoe!
 
 
- Pr. Antônio Cirilo

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições