Pastor diz como crescer no ‘lugar secreto’ com Deus: “Ele quer se encontrar com você”

O pastor Joel Engel incentiva a buscar refúgio em Deus na hora da angústia.

Fonte: Guiame, Luana NovaesAtualizado: quinta-feira, 20 de janeiro de 2022 às 19:35
(Foto: Unsplash/Jonny Gios)
(Foto: Unsplash/Jonny Gios)

“Existe um lugar secreto onde você pode se esconder do inimigo. Existe um lugar onde você pode entrar e descansar. Esse lugar é a presença de Deus.” Este é o caminho apontado pelo pastor Joel Engel em meio às angústias e dificuldades da vida.

Em pregação na semana passada, Engel explicou como é viver escondido em Deus no que ele chama de “lugar secreto”. “O homem é o único ser criado por Deus que tem os pés na terra, mas o seu coração no céu. O homem foi criado para viver em dois ambientes: no terreno e no celestial”, observa.

Para se aprofundar no assunto, Engel voltou ao jardim do Éden, quando Adão e Eva tinham comunhão plena com Deus e não havia pecado.

“Deus criou um jardim para ter um encontro com o homem. Todos os dias, na viração do dia, acontecia o momento do encontro. Deus, o Pai, descia no jardim para se encontrar com seus filhos, Adão e Eva”, afirma o pastor.

A Bíblia menciona em Gênesis 3 que Deus encontrou com Adão e Eva “na brisa do entardecer”, indicando que esse encontro acontecia diariamente. “Imagine essa cena. Os pássaros cantando, a natureza se alegrando — chegou o Criador”, observa o pastor.

Engel ainda compara o encontro entre Deus e o homem à comunhão que acontece na mesa. “A mesa é símbolo de amizade. Só senta na sua mesa quem é seu amigo. Deus considerava Adão seu amigo e ia ter comunhão com ele”, afirma.

O pastor lembra que há um lugar secreto onde podemos ter a mesma comunhão que havia no Éden. “Existe um lugar onde Deus se encontra com você. E quando Deus chega, o medo some, a doença não permanece e a tristeza pula de alegria. Quando Ele chega, Ele traz para a mesa a provisão”, destaca.

Restaurando a comunhão

Naquele dia em que Deus apareceu na brisa do entardecer, no entanto, Gênesis diz que o homem e sua mulher ouviram o Senhor caminhando pelo jardim e se esconderam dele entre as árvores.

“Então o Senhor Deus chamou o homem e perguntou: ‘Onde você está?’. Ele respondeu: ‘Ouvi que estavas andando pelo jardim e me escondi. Tive medo, pois eu estava nu’. ‘Quem lhe disse que você estava nu?’, perguntou Deus. ‘Você comeu do fruto da árvore que eu lhe ordenei que não comesse?’” (Gênesis 3:8-11)

E assim houve a queda.

De acordo com Engel, Satanás havia planejado o engano. “O veneno da serpente é a mentira, ou seja, a distorção da verdade”, afirma. “A serpente conseguiu destruir a amizade entre Deus e o homem com uma intriga.”

Quando entrou o pecado, Deus determinou que o homem perdesse acesso ao Éden. Desde então, o homem passou a estar em trevas.

“A escuridão não existe, o que existe é a ausência de luz. Deus é luz. Quando Deus se afasta, a luz se afasta. E assim, você vive na escuridão”, ilustra o pastor.

Engel lembra ainda que, no hebraico, a palavra “luz” significa conhecimento e “trevas” significa ignorância.

“Na escuridão, vem também o medo. Essa sensação de medo vem quando Deus se afasta. E quando Ele vai embora, um vazio brota dentro de você”, explica.

No entanto, por meio do sacrifício de Jesus, o pastor lembra que houve uma restituição da nossa amizade com Deus e incentiva: “Nesse momento, onde você está agora, você pode entrar no seu quarto de oração”.

Veja a pregação completa:

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições