
Os sonhos não são meros frutos da imaginação — o pastor Joel Engel ensina que Deus usa os sonhos para falar com seu povo, estabelecer destinos e confirmar decretos espirituais.
“Deus fala através dos sonhos”, Engel destacou nesta terça-feira (6). “De onde você acha que brotou o desejo que você tem de estudar, de se formar, de comprar, melhorar a sua casa? Todo dia eu amanheço com vontade de fazer alguma coisa a mais.”
Ao citar exemplos bíblicos, Engel afirmou que Deus revela o que quer fazer com povos e nações por meio de sonhos.
“Se Deus quer fundar uma nação, Ele primeiro escolhe um profeta e dá para ele sonhos.”
O pastor lembrou que sonhos podem trazer direcionamento, provisão e mudança de ciclo. Foi o que aconteceu com Jacó, que sonhou com os rebanhos malhados e, a partir dessa revelação, prosperou.
“Qual é o objetivo do sonho? É fixar na sua mente uma imagem que irá se materializar.”
Engel citou também como exemplos os sonhos de José, que apontavam para seu futuro como governante, e os sonhos do copeiro e do padeiro na prisão. Ele lembra que Deus não fala de forma aleatória — e que sonhos podem carregar decisões espirituais.
“Deus não fala por acaso. Quando Ele fala por sonhos, Ele estabelece destinos.”
“Há sonhos que vem porque você comeu demais”, disse em tom de brincadeira. “Mas quando o sonho é de Deus, você tem que entender que Ele está estabelecendo algo importante.”
Sonhos repetidos são confirmações
O pastor explicou que a repetição de um sonho é um sinal forte de que Deus está confirmando algo. Ele usou o exemplo do faraó, que teve um sonho repetido e ninguém interpretava — até aparecer José.
“No hebraico bíblico, repetição é confirmação jurídica. O sonho foi repetido porque aquilo foi determinado por Deus, e Deus se apressa em realizar. Quando Deus repete, Ele sela o decreto e anuncia cumprimento.”
Ao explicar por que alguns sonhos se repetem, o pastor Joel Engel citou Gênesis 41:32, quando José explica ao faraó por que o sonho dele se repetiu: “O fato de o sonho ter sido dado duas vezes ao faraó significa que a coisa está determinada por Deus, e Deus se apressa em realizá-la.”
Segundo Engel, a Bíblia usa a palavra hebraica davar para se referir a essa “coisa”. Em outras palavras, davar significa uma palavra de Deus que já vem acompanhada de ação e cumprimento.
“Davar é palavra ativa, é a realidade espiritual pronta para se manifestar”, explicou. “É uma coisa estabelecida por Deus. Firme, decidido, irrevogável.”
E destacou: “O que Deus estabelece não entra em negociação. Se a origem é de Deus, a execução também será Dele. Ele garante, sustenta e conclui.”
O pastor incentivou também a escrever, orar e agir até a realização: “Você tem que escrever os teus sonhos, colocar na parede, ter alvos e trabalhar por aquilo.”
Por fim, Engel alertou que não basta apenas sonhar: é preciso compreender o que Deus está comunicando. “Eu estudei muito para interpretar os sonhos. A interpretação é tão importante quanto o sonho — talvez até mais.”
Segundo o pastor, interpretar de forma errada pode levar a decisões equivocadas, enquanto o entendimento correto direciona o cumprimento daquilo que Deus revelou.
Veja a pregação completa:
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições