Pastor explica símbolos da Páscoa: “O Velho Testamento não é coisa do passado”

Enquanto judeus celebram o Pessach, o pastor Joel Engel explica a razão bíblica desta celebração.

Fonte: Guiame, Luana NovaesAtualizado: quinta-feira, 6 de abril de 2023 às 20:26
(Foto: Jan van't Hoff/Gospelimages.com)
(Foto: Jan van't Hoff/Gospelimages.com)

A Páscoa celebrada pelos judeus, também chamada de “Pessach”, começou na quarta-feira (5) e vai até o dia 13 de abril. O pastor Joel Engel aproveitou a data para explicar a razão bíblica desta celebração.

“A Páscoa significa ‘passar por cima’ ou ‘passagem’, ou seja, quando o anjo da morte  desceu e passou por cima das casas”, explicou Engel em culto nesta quarta. “Mas toda casa que tinha o sangue do cordeiro nos umbrais das portas era protegida da desgraça.”

Engel destaca que, para entender com profundidade o sacrifício de Cristo na Páscoa, é preciso compreender os elementos da Páscoa de Êxodo, que é celebrada pelos judeus até os dias de hoje.

“Há pessoas que acham que apenas o Novo Testamento é para nós, cristãos, e que o Velho Testamento é coisa do passado. Com Deus não há nada velho, porque Sua Palavra diz ‘eis que tudo se faz novo’ e ‘as misericórdias de Deus se renovam todos os dias’. Tudo o que Ele fez nos primeiros livros da Bíblia, Ele faz de novo”, pontua.

O pastor lembra que, no dia 10 de Nissan (entre março e abril), cada família deveria levar um cordeiro para casa, onde ficaria até o dia 14 de Nissan à hora do sacrifício da tarde, quando deveria ser morto (Êxodo 12:3-6). 

Ele conta que, até os dias de hoje, os judeus fazem um ato memorial comendo o Sêder de Páscoa — um jantar após o anoitecer na primeira noite de Pessach (e também na segunda noite para quem mora fora de Israel).

A Páscoa trouxe libertação

“Como a nação de Israel era antes da Páscoa? Eles eram escravos, as pessoas mais miseráveis da terra. Até que Deus viu o sofrimento de Seu povo e ouviu o seu clamor”, observa Engel. “Deus sempre desce onde há dor e clamor.”

E complementa: “Na Páscoa, Deus desce para ativar o que estava desativado. É como se você estivesse com o ventilador de sua casa quebrado, e o técnico não conseguisse consertar, porque é um defeito que apenas o fabricante consegue. Só entende quem construiu. Então só entende de você aquele que te criou. Ele sabe qual é a peça que está faltando.”

O pastor destaca ainda que “quando Jesus entrou em nossa vida, Ele nos trouxe uma Páscoa.”

O milagre dos milagres

O pastor diz que quando Deus executou juízo sobre os deuses do Egito, Ele deu uma promessa aos israelitas, por causa do sangue do cordeiro: “A praga de destruição não os atingirá quando eu ferir o Egito”. (Êxodo 12:13)

Deus também decretou que a Páscoa se tornasse um memorial de geração em geração  — incluindo os cristãos, através do sacrifício de Jesus na cruz.

“A Páscoa foi o milagre dos milagres. Esse é um mês de transcendência, ou seja, você caminha e de repente está em outro nível”, afirma Engel.

“Por que Deus escolheu um cordeiro? Porque Ele queria que cada família sentisse apenas um pouco da dor que Ele sentiria quando seu Filho fosse sacrificado em nosso lugar”, o pastor acrescentou. “Esse é um tempo de Deus específico para a realização de milagres.”

Veja a pregação completa:

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições