Pesquisador confirma existência de 53 figuras bíblicas

O estudo verificou a existência de reis, faraós, sacerdotes e escribas mencionados pela Bíblia.

Fonte: Guiame, com informações de Christian TimesAtualizado: quarta-feira, 9 de agosto de 2017 às 18:35
Personagens bíblicos verificados foram verificados como Sargão II, Assaradão, Senaqueribe e Tiglate-Pileser III. (Foto: Domínio Público)
Personagens bíblicos verificados foram verificados como Sargão II, Assaradão, Senaqueribe e Tiglate-Pileser III. (Foto: Domínio Público)

Um recente estudo feito pela Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, confirmou a existência de 53 figuras mencionadas na Bíblia Sagrada em um registro arqueológico.

Lawrence Mykytiuk, professor de Biblioteconomia da instituição de ensino, desenvolveu um sistema para comparar os nomes das figuras bíblicas com inscrições descobertas em escavações arqueológicas.

Para que a historicidade das figuras bíblicas fosse determinada, o nome bíblico deveria corresponder ao nome de uma inscrição autêntica, sem que houvesse a possibilidade de uma falsificação.

Os nomes da Bíblia e da inscrição deveriam corresponder à configuração e período do tempo. Além disso, a figura bíblica também deveria ter pelo menos três detalhes específicos que identificariam um indivíduo, como nome, nome do pai e título.

“Se ele corresponder a três menções na Bíblia, é uma certeza virtual”, disse Mykytiuk ao Times of Israel. “Pode existir algumas pessoas com o mesmo nome e nome do pai, mas com o mesmo título? Isso seria coincidência demais”.

Através de seu sistema, Mykytiuk conseguiu verificar a existência de reis, faraós, sacerdotes e escribas, estudando 94 inscrições. Ele observou que todos os nomes são do sexo masculino, mas espera identificar uma mulher nas inscrições.

O professor, no entanto, advertiu que as verificações dos nomes bíblicos não verificam necessariamente os eventos bíblicos que envolvem estes indivíduos.

Até agora, Mykytiuk verificou a existência de oito reis do Reino de Israel e seis do Reino de Judá, incluindo personagens importantes como os reis Davi e Ezequias.

O professor continua suas verificações envolvendo figuras do Novo Testamento e seu próximo artigo irá incluir a verificação de 23 figuras da Nova Aliança. Ele explica que as verificações do Novo Testamento, ao contrário do Antigo, irá incluir homens e mulheres.

Mykytiuk, que tem se envolvido nas verificações bíblicas desde 1992, pretende terminar em 2017 seu artigo sobre figuras religiosas do Novo Testamento, como João Batista, Gamaliel e os sumos sacerdotes.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições