Policial interrompe missa na Austrália para verificar se fiéis estão com máscaras

Os presentes descreveram o ocorrido como algo “perturbador e confrontador”. O arcebispo considerou lamentável a polícia ter que agir assim.

Fonte: Guiame, com informações de 7 News e Aleteia)Atualizado: terça-feira, 8 de fevereiro de 2022 às 14:35
Policial australiano interrompe missa para verificação do uso de máscaras. (Foto: Reprodução/7News/Patrick Horneman)
Policial australiano interrompe missa para verificação do uso de máscaras. (Foto: Reprodução/7News/Patrick Horneman)

A polícia australiana surpreendeu os fiéis da Igreja Glendalough de Santa Bernadette, em Perth, ao interromper a missa para verificar se todos estavam usando máscaras, de acordo com informações do veículo australiano 7 News. 

Na Austrália, as recomendações para combater a pandemia incluem o uso de máscaras  em todos os ambientes internos públicos em Perth e nas regiões de Peel, Sudoeste, Wheatbelt e Great Southern.

Cinco pessoas não usavam máscaras, uma das quais tinha isenção, enquanto as outras quatro foram obrigadas a colocá-las. O incidente foi compartilhado no Facebook por um paroquiano, que escreveu: “Um policial invadiu a igreja e andou pelo corredor  exigindo o uso correto da máscara”, conforme o The Weast Australia. 

“Perturbador e confrontador”

Os fiéis resumiram o gesto policial como “perturbador e confrontador”. Um deles, Mathew, em entrevista ao Perth Now, relatou: “Todo mundo ficou meio atordoado. É bastante confrontador ver coletes policiais na igreja. Ele [policial] não tirou o chapéu, o que foi bastante desrespeitoso”. 

Mas, ao contrário do que se esperava, não houve nenhum pedido de desculpas por parte da polícia, apenas uma justificativa. “Na quinta-feira à noite, a polícia respondeu a um relatório sobre pessoas que não usavam máscaras dentro de uma igreja”, dizia um comunicado.

“Altamente lamentável”

O arcebispo da Arquidiocese Católica de Perth, Tim Costelloe, disse que é “altamente lamentável” que a polícia tenha se sentido obrigada a intervir durante uma missa para fazer cumprir as regras de uso de máscaras. 

“Espero que outras maneiras possam ser encontradas para lidar com essa questão delicada no futuro e meu escritório está pronto para cooperar com a polícia neste assunto”, disse ele.

“É uma pena para mim que a polícia tenha sido colocada em uma posição que os levou a tomar as medidas que tomaram”, continuou.

Desde então, a igreja compartilhou uma mensagem em sua página do Facebook, lembrando a todos os paroquianos que não podem entrar no local de culto sem máscara.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições