Por que Deus é invisível? Luciano Subirá explica em ministração em Portugal

Luciano Subirá ministrou em Portugal e exortou a igreja sobre a necessidade de conhecer a grandeza de Deus.

Fonte: Guiame, ALINE GONÇALVESAtualizado: quarta-feira, 1 de novembro de 2023 às 20:47
Luciano Subirá na MCI. (Foto: Mídia/Missão Cristã Internacional — MCI)
Luciano Subirá na MCI. (Foto: Mídia/Missão Cristã Internacional — MCI)

No último domingo (29), o pastor Luciano Subirá esteve na igreja “Missão Cristã Internacional” (MCI) em Portugal, liderada pelos pastores Sidson e Kênia Novais, onde falou sobre uma característica que Deus se revela: “invisível”. 

O pastor iniciou sua ministração falando sobre os adjetivos de Deus narrados no texto bíblico de 1 Timóteo 1.17:

“Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!”

Em seguida ele perguntou à igreja: “Por que Deus escolheu permanecer invisível aos nossos olhos?”. 

Subirá contou que depois de estudar a Bíblia por muitos anos, ele encontrou três “boas e satisfatórias” respostas para sua indagação.

‘A fé’

Citando o texto em Habacuque 10:38 que diz que o justo viverá pela , o pastor afirmou que o relacionamento dos cristãos com Deus é baseado na fé. 

Ele lembrou da definição bíblica em Hebreus 11:1: “a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem”.

“Se fé é convicção do que não se vê e o justo vive da fé, então, Deus tem um bom motivo para que Ele permaneça invisível”, disse Subirá.

Lendo a passagem de 2 Coríntios‬ ‭5‬:7: “Visto que andamos por fé e não pelo que vemos”, ele declarou: “Acredito que isso por si só bastaria”.

‘Idolatria’

O pastor apontou a idolatria como risco potencial do ser humano de querer fazer imagens e esculturas. 

Ele leu os versículos em Deuteronômio 4.12, 15-18, 23-24 e explicou: “Aqui Deus está pontuando: ‘Eu não vou mostrar forma nenhuma, porque vocês poderiam diante da percepção visual, tentar reproduzir uma imagem ou um ídolo, e eu não quero isso’”.

‘Limitação humana’

Neste ponto, Subirá falou sobre a impossibilidade humana de suportar a revelação de quem Deus é.

Ele citou a passagem bíblica em ‭‭1Timóteo‬ ‭6‬:‭16‬: “O único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!”.

“Nós não temos estrutura para suportá-lo. Uma revelação plena de Deus poderia desintegrar completamente cada um de nós”, disse ele.

“A ausência de uma aparição divina por meio de formas, não é ausência de forma. É uma decisão de Deus de não se mostrar”, acrescentou.

Aparições divinas

Ele lembrou da experiência que Moisés teve quando pediu para ver a forma de Deus e explicou que a única forma dele ver o Senhor foi através de uma visão parcial e limitada.

Subirá também narrou outros personagens bíblicos que relataram ter visto a Deus, no entanto, ele declarou:

“Toda a manifestação de Deus em qualquer relato onde se lê que Ele foi visto, o Senhor nunca manifestou a sua plenitude, a sua forma ou revelação completa de si. Nenhum dos textos sugere uma visão plena e completa”.

O pastor explicou o termo “teofania” que é usado na teologia quando se há uma aparição de Deus.

Como disse o apóstolo Paulo, o pastor afirmou que quando o corpo mortal se revestir de imortalidade. Quando aquilo que é corruptível se revestir de incorruptibilidade depois da vinda de Cristo e da plenitude da redenção, nesse dia, Deus poderá ser visto face a face.

Grandeza de Deus

O pastor acrescentou que a vontade de Deus é que ninguém o reduza a algo limitado. Segundo o ele, o problema do não reconhecimento da grandeza dele é que isso afeta o homem. 

“Isso limita o que Ele quer fazer na minha e na sua vida. Isso se torna um problema para nós, não para Ele”, afirmou Subirá. 

O pastor falou que durante um período de jejum e leitura da Palavra, percebeu que em muitos momentos na Bíblia, Deus chama a atenção de seu povo para que entendam a sua grandeza.

Em Isaías 40:12-26, o pastor detalhou a grandeza do Senhor para os ouvintes: “Deus que nos ama, que quer intervir nas nossas vidas, sabe que sem percepção de sua grandeza, nós limitarmos profundamente o que podemos experimentar da sua parte. Não pense em Deus em termos humanos, para Deus tudo é possível”.

O rompimento espiritual, de acordo com Subirá, está atrelado ao conhecimento de Deus. Pois o conhecimento do Senhor “afeta a sua identidade e aquilo que você faz”.

“Toda revelação de Deus consequentemente produz uma revelação de nós mesmos. Todo mundo que fez algo diferenciado para Deus tinha percepção da grandeza dele”, disse o pastor.

E continuou: “Esse tipo de gente que tem uma percepção de Deus diferenciada que vive o sobrenatural, que consegue atrair o plano do Senhor e consegue mudar a história à sua volta”.


O pastor falou sobre a invisibilidade de Deus. (Foto: Mídia/Missão Cristã Internacional — MCI)

Cresça na revelação

Segundo Subirá o conhecimento de Deus, assim como em tudo na vida, precisa ser progressivo. 

“A revelação de Deus não vem por percepção visual, mas há uma revelação do Senhor muito clara em sua Palavra”, contou ele.

“Precisamos de tempo com as Escrituras para conseguir definir com clareza quem é Deus. O entendimento de quem Ele é e como Ele lida conosco muda tudo. A nossa imagem interior de quem Ele é amplia quando a gente se enche de fé e convicção nessa relação”, acrescentou.

O pastor concluiu afirmando: “O que está nos faltando é a percepção de importância e prioridade”.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições