Por que Deus matava pessoas no Antigo Testamento?

A questão tem se tornado um desafio a muitos cristãos e até mesmo um pretexto para muitos ateus, justificarem seus posicionamentos.

Fonte: Guiame, Stephanie SamuelAtualizado: quinta-feira, 22 de janeiro de 2015 às 18:43
Guerra - Antigo Testamento
Guerra - Antigo Testamento

Há um refrão crescente entre os não-teístas que diz o seguinte: "ler a Bíblia me fez um ateu". Geralmente, eles apontam para a difículdade de entender passagens do Antigo Testamento, incluindo aquelas nas quais Deus permite a morte e destruição da humanidade, como fez no dilúvio em Gênesis e guerras sangrentas contra os cananeus, detalhadas em Deuteronômio.

"Os cristãos contemporâneos tiveram um tempo difícil, tentando se entender com o que encontram no Antigo Testamento, especialmente aquelas narrativas que contam a destruição de grupos inteiros de pessoas pelos atos de Deus", disse Thomas Howe, um professor de Bíblia e línguas bíblicas no Southern Evangelical Seminary, em Matthews, Carolina do Norte. "Os não-cristãos capitalizam sobre isso e tentam minar a nossa fé por pôr em cheque a bondade de Deus ou até mesmo a sua existência".

Um desafio que alguns não-teístas usam para minar a fé cristã é: 'se Deus é tão amoroso, por que Ele mata pessoas ou por que Ele incentiva seu povo a cometer o genocídio?'.

Os estudiosos da Bíblia dizem que os cristãos podem entender melhor e responder perguntas sobre essas narrativas desafiadoras, uma vez que consideram a natureza de Deus.

Deus é amoroso, mas também é severo.

"A imagem de Deus como Criador amoroso é apenas uma parte da imagem", Howe explica. "Deus também é atos em juízo contra todos aqueles que se opõem a ele".

Jonathan Morrow, autor de "Questionando a Bíblia: 11 Grandes Desafios à autoridade da Bíblia", diz que os leitores ficam, muitas vezes, perplexos com Antigo Testamento, porque "às vezes nós apenas imaginamos um Deus que não pode co-existir com raiva e amor". No entanto, ele explica: "Nós todos vimos as pessoas que foram levadas e nos dá raiva [porque] nós os amamos. Então, essas emoções podem co-existir".

Referindo-se ao apóstolo Paulo em Romanos 11:22, Howe afirma que Deus é amoroso e severo em suas ações. Esta dupla natureza é evidente em Gênesis 6.

"A inundação tinha caído na conta da humanidade em um estado tal que o texto aponta: 'Então o Senhor viu que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era simplesmente má todos os dias", observou Howe.

E, no entanto Deus preservou Noé e sua família.

Howe resumiu: "A história do dilúvio apresenta a severidade de Deus, mas também apresenta a bondade de Deus em salvar a humanidade da destruição completa por não destruir Noé e sua família, juntamente com o resto da humanidade."

Ao longo dessa mesma linha, Morrow esclarece que as instruções de Deus para o exército israelita em Deuteronômio 20, para destruir as pessoas que ocupam a terra de Canaã "está relacionada ao julgamento e não ao genocídio".

"A Bíblia ensina claramente que todas as pessoas são pecadores e em rebelião, com um tipo de vida em rebelião aberta contra Deus, e Deus é justo para julgar qualquer pessoa", disse Morrow. "Neste caso em particular, com os cananeus, havia várias coisas acontecendo lá, mas uma das coisas foi a iniqüidade do povo que foi bem documentada, como sacrifícios de crianças a Moloch e outros deuses, bestialidade e muita maldade".

Ele disse que esta decisão foi necessária porque a "sobrevivência nacional de Israel foi crucial para que o Messias - lê-se Jesus como o Messias - e os propósitos de redenção guardados por Deus para o mundo pudessem nascer, porque se o Messias deveria vir através da linhagem de Israel e Israel estava co-instalado com este povo perverso e acabou por ser destruído, a promessa de esperança e de bênção para o mundo todo não poderia ter sido realizada".

Deus deseja arrependimento sobre o julgamento
Howe aponta que, embora Deus certamente julgue aqueles que se opõem a Ele, também lhes dá tempo e oportunidade para afastar-se dos seus pecados.

Professor deste mesmo seminário, Floyd Elmore também observa que: "No relato do dilúvio, Deus foi muito tolerante, mas apenas tolerante a um certo ponto sobre a maldade do homem. É por isso que, no início do Gênesis (capítulo 6), Ele mesmo diz: 'O meu espírito não habitará para sempre no homem, porque ele é carne. Seus dias serão 120 anos'. Quero dizer, é como se Deus desse ao homem um limite de vida".

Howe explica: "Deus age em juízo contra todos aqueles que se opõem a ele. Mas, como Pedro afirma: 'O Senhor não retarda a sua promessa, como alguns a julgam demorada, mas é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento' (2 Pe. 3:9). Deus não quer que ninguém pereça. Aqueles que se arrependem vão experimentar a bondade de Deus, mas aqueles que não se arrependem vão experimentar a gravidade de Deus".

À altura do desafio
À medida que cristãos desenvolvem uma melhor perspectiva sobre Deus no Antigo Testamento, Elmore encoraja-os a responder a perguntas sobre seu personagem. "Quando a fé é desafiada que é que devemos dar a razão da esperança que está dentro de nós, com mansidão e temor (1 Pedro 3:15), de modo que devemos dar uma resposta".

Morrow reconhece que as questões do Antigo Testamento são particularmente desafiadoras. "Nós vivemos em uma cultura de imediatismo e por isso esta é uma daquelas questões que não ganham a atenção e compreensão das pessoas. O genocídio sob comando Deus é muito fácil de ser colocado "simples" desta forma e, em seguida, mas este questionamento leva algum tempo para ser respondido, porque existem contextos diferentes".

Morrow disse que sua resposta é: "Essas passagens tratam de julgamento, não de genocídio".

No entanto, ele encoraja os crentes a descobrirem o verdadeiro interesse do autor da questão neste tipo de pergunta, usando uma outra questão, como: "Eu gostaria de lhes perguntar, você sabe, parece que esta é uma questão muito emocional para você. Por quê?".

"Deixe-os falar sobre isso algum tempo para que você possa entender melhor, porque esse é o objetivo. Nós não estamos apenas tentando ganhar um argumento, estamos tentando entender e ajudar as pessoas".

O autor da questão pode estar buscando a verdade. Morrow aconselha os cristãos a perguntarem aos questionadores: "Você está disposto a caminhar por estas respostas e até ficar um pouco 'confuso' algumas vezes? Porque eu adoraria compartilhar isto com você".

"Algumas vezes eles dirão: 'Sim, claro!". "Outras vezes", diz Morrow, "o consulente está simplesmente à procura de delimitar uma distância entre ele e Deus e esta questão 'permite-lhes' colocar este espaço entre eles e Deus".

Elmore recomenda aos seguidores de Jesus, que "apontem para a cruz de Cristo", com suas respostas.

"A cruz ... é uma boa maneira para descompactar história, vemos que, porque nós, seres humanos escolhemos desobedecer a Deus, a raça [humana] foi mergulhada em um caminho pecaminoso e do mal", diz ele. "No entanto, um Deus amoroso encontrou uma maneira de cuidar da nossa revolta pela morte de seu próprio filho, mostrando-nos o Seu amor, para que possamos ter essa relação que se estabelece com Ele".

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições