Por que Deus permite que Satanás afaste as pessoas do Evangelho? John Piper responde

John Piper falou sobre a forma como Satanás trabalha atualmente e explicou sobre a soberania de Cristo em meio a essas ações.

Fonte: Guiame, com informações de DESIRING GODAtualizado: segunda-feira, 13 de maio de 2024 às 19:11
John Piper. (Foto: Reprodução/Instagram/John Piper)
John Piper. (Foto: Reprodução/Instagram/John Piper)

Durante um recente episódio do podcast “Pergunte ao Pastor John”, o pastor e teólogo John Piper esclareceu dúvidas sobre as principais estratégias de Satanás para matar a alegria dos cristãos e os fazer querer desistir da vida. 

“Há questões sobre por que Satanás tem tanta autoridade neste mundo”, afirmou o pastor.

Piper já discutiu sobre o assunto em outros episódios, mas, desta vez, a dúvida de um ouvinte chamado Taylor fez com que o pastor voltasse a debater o tema.

“Eu sei que Satanás e os demônios têm um tremendo poder físico e influência sobre o mundo material. Minha pergunta é: ‘Por que Deus deu a Satanás um poder tão imenso para cegar as pessoas para a glória de Cristo e para arrancar dos corações o próprio Evangelho salvador, de modo que as pessoas fiquem sem qualquer esperança de salvação?’”, perguntou Taylor.

O pastor começou respondendo a pergunta lembrando que, no princípio, a Bíblia não explica por que Satanás está ali. Mais a frente, há indícios de que ele é um anjo caído e que houve uma rebelião no Céu. Porém, isso não é uma explicação completa para a origem dele:

“É muito difícil explicar por que um ser pessoal e racional — um anjo — que foi criado perfeito, encontraria um motivo para se rebelar num universo perfeito. Isso não é fácil de explicar. Não creio que tenhamos uma explicação suficiente para isso. Esse é um mistério por enquanto, eu acho”.

No entanto, mesmo que não seja possível explicar completamente por que Satanás surgiu, o pastor afirmou que ele existe e esteve presente desde o início da humanidade.

“Sabemos que Deus poderia ter amarrado Satanás completamente no momento em que ele caiu ou em qualquer ponto da história”, declarou o pastor. 

Mas, citando exemplos de como Jesus o repreendia, Piper observou que todo o Novo Testamento está expondo a atividade de Satanás neste mundo e como os crentes precisam fazer para guerrear contra os principados e poderes das trevas.

“Ver e saborear a beleza superior de Cristo é a maneira de derrotarmos o maligno”, disse ele.

Cegueira espiritual 

Piper destacou que no questionamento de Taylor, ele faz referência a 2 Coríntios 4:4 e Lucas 8:12 ao afirmar que Satanás está “cegando as pessoas” e “arrancando a Palavra dos corações”. 

Respondendo sobre o motivo pelo qual Deus permite esse poder ao inimigo, Piper declara:

“Penso que a chave reside no fato de que se Deus tivesse eliminado Satanás de modo que o único inimigo a ser derrotado fosse a nossa própria depravação humana, faltaria parte da glória do triunfo da salvação”. 

E continuou: “Se não houvesse Satanás para nos enganar, ainda estaríamos cegos para a glória de Deus em Cristo. Não veríamos Cristo como mais belo, mais desejável do que qualquer outra coisa. Nós não faríamos. Por que? Porque somos pessoas profundamente depravadas”. 

O pastor citou o texto bíblico em Efésios 4:17-18, onde o apóstolo Paulo diz: “Os gentios [que somos nós antes de Cristo], vivem na futilidade de suas mentes. Eles estão obscurecidos em seu entendimento, alienados da vida de Deus por causa da ignorância que há neles, devido à sua dureza de coração”.

“Portanto, não há nenhuma palavra sobre Satanás. Ele não é nosso principal problema; nós somos o nosso principal problema. Na raiz, a cegueira é a nossa dureza de coração contra Deus, produzindo ignorância, produzindo alienação, produzindo trevas na compreensão. Não precisamos que Satanás seja cego. Estamos cegos por nossa própria natureza depravada”, afirmou ele.

Então, Piper questiona por que falar de Satanás como alguém que cega os incrédulos da mesma forma que 2 Coríntios 4:4? 

Ele respondeu: “Porque Deus está nos mostrando a dupla prisão em que estamos. Somos duplamente sombrios: a escuridão de nossas próprias algemas em torno de nossos pulsos e tornozelos, e a escuridão das portas trancadas de Satanás”.

O pastor cita o exemplo de Pedro, que na prisão, teve as mãos libertadas, porém, teve que abrir os portões e as portas. 

“Existem camadas de escravidão: a escuridão das nossas próprias ilusões sobre Deus — esse é um nível de escravidão e cegueira — e depois a escuridão adicional das mentiras e enganos de Satanás ao nosso redor”, disse ele.

O triunfo de Cristo

O pastor continuou explicando que, quando as pessoas são levadas a Jesus pelo poder do Espírito, Cristo recebe dupla glória por causa desta dupla cegueira. 

“Ele vence os enganos de Satanás e vence a depravação humana. E aqui está a chave que acredito ser tão crucial para explicar por que ele nos salva assim, em vez de destruir Satanás antes. Se ele destruísse Satanás antes, seu poder seria glorificado. Mas se Satanás permanecer, e formos capazes de derrotar os seus enganos ao ver as belezas superiores de Cristo, então não só o poder superior de Cristo será glorificado, mas também a beleza superior de Cristo será glorificada”, disse Piper.

“Se percebermos que a natureza da cegueira da nossa depravação é que achamos outras coisas além de Cristo mais desejáveis ​​do que Jesus, mais atraente do que Ele, mais preferível do que o próprio Cristo. Essa é a essência da nossa cegueira. Somos tão corruptos que não conseguimos ver que Cristo é uma beleza superior, um valor superior, uma grandeza superior e, portanto, uma satisfação superior a tudo o mais. Em nossa depravação, estamos cegos para tudo isso”, acrescentou.

Piper destacou que é exatamente assim que Satanás usa seus enganos para cegar:

“Ele é um mentiroso, e a essência de sua mentira é que os prazeres do pecado que ele oferece são mais desejáveis ​​do que Cristo. Portanto, ser salvo, ser convertido, experimentar a vitória, a vitória gloriosa de Cristo e do Espírito em nossas vidas, é ter essas duas cegueiras removidas”.

A partir disso, o pastor declarou que os cristãos são capazes de “como um grande milagre”, identificar tanto as ilusões da depravação como os enganos de Satanás, porque “são a mesma coisa”. 

“Nos é concedido ver Cristo, a glória de Dele, como superior a tudo o que os nossos corações rebeldes alguma vez sonharam e superior a tudo o que Satanás alguma vez ofereceu. Essa dupla glorificação de Cristo triunfando sobre ambas as cegueiras não teria acontecido se Satanás tivesse sido extinto no início”, afirmou ele.

Por fim, Piper terminou com uma mensagem: “Ver e saborear, desejar, preferir a beleza superior de Cristo é a forma como derrotamos o maligno. Então, vamos nos alegrar no Filho de Deus. A alegria em Cristo sobre o pecado, sobre Satanás, é a vitória”.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições