Principal juiz do Paquistão retoma caso de Asia Bibi e ouvirá seu apelo pessoalmente

Asia Bibi soube da novidade por meio de seu advogado e reagiu com alegria e esperança.

Fonte: Guiame, com informações do World Watch MonitorAtualizado: quinta-feira, 26 de abril de 2018 às 15:38
As filhas de Asia Bibi seguram uma imagem da mãe. (Foto: Reprodução).
As filhas de Asia Bibi seguram uma imagem da mãe. (Foto: Reprodução).

O chefe de justiça do Paquistão disse que decidirá, "em breve", o destino de Aasiya Noreen (mais conhecida como Asia Bibi), uma mulher cristã condenada em 2009 por acusações de blasfêmia. O caso chamou atenção mundial sobre o tratamento que o país faz em detrimento das minorias religiosas.

O juiz Saqib Nisar disse ao advogado de Asia Bibi, Saif ul Malook, no dia 21 de abril, que ele ouvirá o apelo da mulher que se encontra presa desde 2009. “Esteja pronto, Saif ul Malook. Eu vou dar um jeito no seu caso em breve e eu mesmo vou presidir o banco”, disse Saqib.

"A família de Bibi e todos os outros que entendem sua provação, estão extasiados com a notícia de que seu apelo será ouvido em breve", disse Saif. De acordo com o site Pakistan Today, o presidente da Suprema Corte também disse que todos os recursos penais antes da Suprema Corte serão decididos em julho.

O relatório não mencionou explicitamente a classificação do caso, mas sabe-se que é uma questão criminal.

Entenda o caso

Asia Bibi é mãe de cinco filhos e foi presa por supostamente fazer comentários depreciativos sobre o profeta do Islã, Maomé, durante uma discussão com uma mulher muçulmana. Ela está na prisão desde então e foi condenada à morte por blasfêmia um ano depois.

Durante um apelo, o Supremo Tribunal de Lahore confirmou sua sentença de morte. Ela entrou com um recurso junto à Suprema Corte do Paquistão, mas sua última aparição, 20 meses atrás, foi adiada em meio a protestos.

Um tribunal de apelações em 2014 usou o caso de Asia Bibi como justificativa para pedir ao governo do Paquistão que mudasse as regras do tribunal de modo a tornar as futuras condenações por blasfêmia mais difíceis de acontecer. Apenas a Suprema Corte do Paquistão pode mudar a sentença de morte de Noreen.

Cheia de esperança

A organização de notícias italiana La Stampa informou que a própria Asia Bibi soube das intenções do chefe de justiça. “Ela ficou emocionada e cheia de esperança. Ela reagiu com grande fé, louvando a Deus”, disse Joseph Nadeem, um associado da família e chefe de uma fundação educacional em Lahore, após uma visita a Asia Bibi na prisão feminina de Multan.

O site La Stampa também informou que o Conselho dos Bispos do Paquistão, que compreende pastores de uma variedade de denominações cristãs, "expressou gratidão" pela decisão do chefe de justiça.

Como parte de sua decisão de ouvir o apelo de Bibi, o juiz ordenou a proteção da polícia para que Malook fosse protegido. Dois políticos paquistaneses foram assassinados em 2010 depois de terem falado publicamente na defesa de Asia Bibi.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições