Projeto adventista sobre bullying é destaque na Rede Globo

Projeto adventista sobre bullying é destaque na Rede Globo

Atualizado: Sexta-feira, 14 Outubro de 2011 as 11:46

A Rede Globo de televisão acompanhou o desenvolvimento do projeto “Anti-Bullying”, criado por Nástia Lacerda, psicóloga da Escola Adventista de Maringá. O projeto começou a ser desenvolvido no inicio de 2011, com a turma do 5º Ano B e teve como principal objetivo proporcionar vivências, que resgatassem os valores de respeito ao próximo. “Nós como educadores e principalmente cidadãos temos o dever de trabalhar com nossos alunos no dia-a-dia este assunto, pois estamos formando nas escolas o futuro de nosso país”, ressalta Aletheia Cruz, coordenadora pedagógica da escola.

O projeto foi dividido em etapas, uma para introdução do tema, outra parte reflexiva sobre o assunto, terceira parte para fixação do conteúdo e última parte especial de interação entre os alunos. “Abordando os diversos significados do bullying, utilizamos recursos paradidáticos para uma leitura dinâmica de reflexão sobre o assunto, tivemos um momento para elaboração de textos com base nos conteúdos abordados e uma dramatização”, explicou Nástia.

A bibliotecária da escola, Poliana Fragatii, explica que a foram utilizados vários livros sobre bullying para educação dos alunos. “Para esta etapa a psicóloga utilizou a coleção de livros Bullying na Escola, para ajudar os alunos compreender as vertentes do assunto. Foi muito interessante a estratégia dela, os alunos elaboraram textos com base na leitura”, conta.

Lúcia Nobrega, quadrinista de Mauricio de Souza, foi convidada para avaliar os textos e selecionou a história do aluno Guilherme da Silva Martins para elaboração de um gibi. “Ela mesma produziu as ilustrações. Com o projeto visamos ensinar as crianças a assumir responsabilidades, desenvolvendo o senso de solidariedade e cidadania. Analisamos o papel da família no combate ao bullying e mobilizamos a escola para se tornar pró–ativa no processo contra qualquer tipo de violência”, afirmou a psicóloga.

O gibi foi publicado e teve uma tiragem de mil exemplares. A Escola Adventista selecionou outra escola para a entrega do gibi e apresentação da história produzida no colégio. “Para nós foi uma grande honra receber em nossa escola a equipe da RPC TV, filiada da Rede Globo, isso nos fez acreditar que o trabalho da equipe envolvida no projeto conquistou muito mais do que esperávamos”, elogia Léia Moraes, administradora escolar.      

veja também