Projeto cristão lança "carta-modelo" contra a PLC 122

Projeto cristão lança "carta-modelo" contra a PLC 122

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:43

Reagindo ao rumo que as decisões sobre a PLC 122 tem tomado atualmente, o Projeto Romanos 13 lançou em seu blog oficial uma "carta-modelo", para que os cristãos possam se posicionar formalmente perante o senado.

A ideia é que o envio que os internautas "assinem" a carta, colocando ao final dela o seu próprio nome e RG para que possa ser identificado e, assim somar forças adotando a opinião exposta no texto.

Confira o post na íntegra, que explica a inteção com mais detalhes:

Conforme a agência de notícias do Senado, a senadora Marta Suplicy relatora do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 122/06 que trata da criminalização da discriminação por gênero e orientação sexual, deseja submeter o projeto a votação na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) nesta quinta-feira (12).

Diante do que aconteceu recentemente no STF e diante do que pode estar em vias de acontecer no legislativo, creio que nos cabe como cristãos fazer duas coisas: orar e trabalhar. No que diz respeito ao trabalho, uma das coisas que podemos fazer neste momento é enviar uma carta aos senhores senadores que fazem parte da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Abaixo oferecemos um modelo que você pode utilizar. Esta carta foi escrita pelo pr. Mauro Meister, que nos permitiu usá-la. Copie e cole o texto abaixo, mas não esqueça de colocar: sua função (se desejar), seu nome e rg.

_________________________________

Excelentíssimo Senador da Republica,

Sou cidadão brasileiro e tenho os senhores por legítimos representantes do povo deste país no poder legislativo. Exerço a função de (coloque aqui sua função). A Comissão de Direitos Humanos do Senado está prestes a votar sobre o PLC 122, sobre o qual os senhores deverão posteriormente votar em plenário.

Por meio desta mensagem quero deixar a minha opinião. Creio que todo o cidadão deve ser protegido pela força da lei e de nossa Constituição Federal e que nenhum cidadão ou estrangeiro deve ser discriminado. Isto é o que mantém o estado de direito e faz com que tenhamos, de fato, um pais livre, em todas as necessárias liberdades, inclusive a liberdade de expressão. O artigo 5º de nossa constituição já garante isto:

"Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

VII - é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva;

VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;"

A questão é que o proposto PLC 122 fere a nossa Constituição e o direito da liberdade de expressão e cria uma classe especial de cidadãos. Em que pese o fato de nosso estado ser laico, a liberdade religiosa no Brasil é protegida e faz parte do nascedouro da nossa nação. O PL 122 é uma ameaça a liberdade religiosa, à liberdade de consciência e à liberdade de expressão.

Assim, solicito, apesar das muitas funções e atividades, que este projeto seja objeto de sua especial atenção e apreciação. O povo brasileiro deve ser devidamente representado e considerado e não simplesmente um lobby de minoria que pretende calar a boca daqueles que não concordam com sua postura, ainda que respeitem seus direitos como cidadãos.

Atenciosamente,

(Coloque aqui seu nome)

RG: (o número de seu rg)

___________________________________

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) é composta por 19 senadores titulares e 19 suplentes (para ver a lista clique aqui). Mas no momento existem 15 nomes entre os titulares e 15 entre os suplentes. Por via das dúvidas o ideal é mandar a carta para todos eles. Abaixo você tem o nome de cada um deles com seus respectivos emails. Se puder envie a carta para todos eles.

Titulares

Ana Rita (PT) - [email protected]

Marta Suplicy (PT) - [email protected]

Paulo Paim (PT) - [email protected]

Wellington Dias (PT) - [email protected]

Magno Malta (PR) - [email protected]

Cristovam Buarque (PDT) - [email protected]

Pedro Simon (PMDB) - [email protected]

Garibaldi Alves (PMDB) - [email protected]

João Alberto Souza (PMDB) - [email protected]

Sérgio Petecão (PMN) - [email protected]

Paulo Davim (PV) - [email protected]

Ataídes Oliveira (PSDB) - [email protected]

Demóstenes Torres (DEM) - [email protected]

Mozarildo Cavalcanti (PTB) - [email protected]

Marinor Brito (PSOL) - [email protected]

Suplentes

Angela Portela (PT) - [email protected]

Gleisi Hoffmann (PT) - [email protected]

Humberto Costa (PT) - [email protected]

João Pedro (PT) - [email protected]

Vicentinho Alves (PR) - [email protected]

João Durval (PDT) - [email protected]

Lídice da Mata (PSB) - [email protected]

Geovani Borges (PMDB) - [email protected]

Eunício Oliveira (PMDB) - [email protected]

Ricardo Ferraço (PMDB) - [email protected]

Wilson Santiago (PMDB) - [email protected]

Eduardo Amorim (PSC) - [email protected]

Cyro Miranda (PSDB) - [email protected]

José Agripino (DEM) - [email protected]

Randolfe Rodrigues (PSOL) - [email protected]

Para ter uma lista só com o endereço de email dos senadores da comissão, para copiar e colar, clique aqui:

A idéia é enviar esta mensagem curta e que tem mais chance de ser lida pelos senadores, ainda mais seu suas caixas de email ficarem lotadas com a mesma. Por isso, é importante não somente que você envie a carta, mas também ajude a divulgar esta campanha nas redes sociais e também em blogs que você administre.

Comunicamos que o Projeto Romanos 13 tem um grupo de discussão no facebook no qual desejamos definir as bases do projeto e sua aplicação a fim de articularmos uma ação política mais organizada por parte de cristãos de confissão reformada. Se você deseja participar, clique aqui ou deixe um comentário comunicando seu desejo.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

Fé para o Impossível

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições