Qual liturgia molda sua Igreja?

Qual liturgia molda sua Igreja?

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:03
Qual liturgia molda sua Igreja?Qual liturgia tem moldado sua Igreja? - Uma liturgia sagrada ou uma secular?
 
Fazendo esta pergunta, eu trago à memória uma conversa que tive anos atrás com um notável teólogo luterano. Nós estávamos falando sobre "consumismo e secularismo". Ele comentou, em termos concisos: "O secularismo ainda vai esvaziar ou secularizar a Igreja".
 
Aqui está o que eu acredito que este teólogo tinha em mente. Igrejas que retiveram seu simbolismo cristão tradicional e liturgia, muitas vezes têm perdido "consumidores" para as igrejas que celebram eventos como o "Super Bowl Dominical" [campeonato nacional de futebol americano]. Ambas as formas de igreja perdem: A primeira perde membros de uma era secular e a segunda perde um sentido vital do sagrado. Na última forma de igreja, há mais de uma tendência para honrar o calendário secular que o calendário da própria Igreja. 
 
O Black Friday pode facilmente substituir a "Boa Sexta-feira" [Dia de Ações de Graças] em termos de importância (como o mercado livre, muitas vezes molda a imaginação dos cristãos como eu, mais do que a liberdade da escravidão do pecado), e as igrejas, muitas vezes, fecham suas portas em um domingo se o natal cai no primeiro dia da semana. Além disso, a celebração da ascensão de dívida (embora certamente de importância vital) através de tal conselho útil como a encontrada na Universidade Financial da Paz de Dave Ramsey pode facilmente substituir a ênfase na Ascensão de Cristo que o domingo ou qualquer outro domingo durante todo o ano possa trazer.
 
Vários anos atrás, fui entrevistado por uma estação local de notícias sobre o porquê de tantas igrejas evangélicas estarem fechando suas portas no Natal, em pleno domingo. Lembro-me de como o repórter e sua equipe fecharam sua cobertura sobre o assunto: ele estava de pé, do lado de fora do anúncio de um fechamento da igreja, quase como se estivesse anunciando o fechamento de escolas devido às condições meteorológicas adversas. Todas as igrejas em questão eram evangélicas e carismáticas. Nenhuma dessas igrejas fechando suas portas eram tradicional - católicos ou ortodoxos - pelo que eu conseguia lembrar . Foi surpreendente que o repórter, ao anunciar o fechamento de uma igreja, destacou que as partes interessadas poderão obter um DVD do culto de Natal em contato com o escritório da igreja. Eles não precisam se preocupar em estar presentes em conjunto na igreja para receber a mensagem e participar de um culto.
 
A justificativa dada ao repórter pelo pastor de uma igreja muito grande - por sua igreja ter fechado suas portas no domingo de natal - foi que a liderança queria que as famílias estivessem juntas no dia de natal. E quanto aos solteiros e divorciados? Viúvas e viúvos idosos, cujas famílias eram apenas suas igrejas locais? O que estava disponível para eles? A decisão de fechar as portas da igreja no natal, de modo que as pessoas possam estar com suas famílias pode revelar que a família nuclear é vista como mais sagrada do que a família sagrada.
 
Igrejas que fluem ao ritmo do calendário da igreja será mais naturalmente mantida com suas portas abertas no domingo de natal do que se fluir com o ritmo do calendário secular. Consideração reflexiva da igreja - com sua ênfase de que o natal leva de Sexta-Feira Santa à Páscoa a Ascensão ao Pentecostes - nos ajuda a ver que Deus abre as portas para pessoas de toda tribo e língua para se tornarem filhos de Deus pela fé em Cristo, através do Espírito, e não por linhas de família nuclear (Veja João 1:12-13 , Atos 10:24-48 ; 15:7-11 ). Claro, somente representar a sagrada liturgia da Igreja não faz dela uma comunidade verdadeiramente inclusiva. Precisamos ser intencionais e aproximar todas as pessoas com os olhos da fé, inclusive, a esperança e o amor. Ainda assim, o simbolismo cristão com seu ritmo sagrado da vida é importante.
 
Além dos calendários da igreja, qual o impacto que a liturgia da variedade entre sagrado e secular tem sobre vários aspectos da vida de uma determinada igreja?
 
Dr. Paul Louis Metzger - fundador e diretor do Instituto de Teologia da Cultura "Vinho Novo , Odres Novos" e Professor do Seminário / Universidade Multnomah. Ele é o autor de numerosas obras , incluindo "Conectando Cristo: Como Discutir Jesus em um mundo de Caminhos Diversos" e "Consumindo Jesus: além da raça e as divisões de classe em uma igreja do Consumidor". Mais informações no trabalho do Dr. Metzger está disponível em paullouismetzger.com.
 
Com informações do Christian Post
 
Tradução por João Neto

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições