“Quando você olhar para cruz, lembre-se que ali foi pregada sua dívida”, diz pastor

O pastor Joel Engel fez uma reflexão sobre o impacto da declaração “está consumado!”.

Fonte: Guiame, Luana NovaesAtualizado: sexta-feira, 21 de julho de 2023 às 18:00
(Foto: Unsplash/Alicia Quan)
(Foto: Unsplash/Alicia Quan)

“Está consumado!” Essa foi a declaração de Jesus que mudou todo o curso da história, trazendo redenção e salvação a todo o que crê. Na terça-feira (18), o pastor Joel Engel fez uma reflexão sobre o impacto do que foi declarado na cruz.

“No grego, ‘está consumado’ é ‘tetelestai’, que significa ‘dívida paga’ ou ‘está liquidado’”, explicou Engel durante a ministração.

O pastor lembra que o sacrifício de Jesus na cruz veio como solução para um problema que surgiu no Jardim do Éden. “A serpente trouxe uma mentira e afastou o homem de Deus, então criou-se um precipício entre o homem e Deus”, explica.

“O homem pecou contra Deus, então foi julgado e afastado Dele. Todas as gerações que vieram depois também tiveram esse afastamento de Deus. Houve uma ruptura entre o mundo celestial e o terreno. O homem passou a ter uma grande dívida e o homem perdeu o acesso aos céus”, continua o pastor.

“Então Jesus vem e se propõe a pagar essa dívida para aproximar o homem de Deus. Sua morte na cruz foi o ato de pagamento da dívida”, destacou Engel.

“Está consumado” foi a última declaração de Jesus na cruz, observa o pastor. Para esclarecer a profundidade deste ato de Cristo, ele aponta para o texto de Colossenses 2:14-15:

“E cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz, e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz.”

“Quando você olhar para cruz, lembre-se: ali foi pregada a sua dívida”, destacou Engel.

O poder da declaração

Por que vemos o registro da última declaração de Jesus na Bíblia? O pastor acredita que é porque “toda declaração precisa ser escrita, desde os tempos antigos, para que haja um memorial.”

Assim como a Santa Ceia é um ato memorial para todos os cristãos: “Quando tomamos o cálice, nós lembramos que aquela declaração custou a vida de Jesus. Quando Jesus declarou a sua inocência, Ele derramou o sangue Dele. O sangue derramado nos lembra dessa aliança.”

Muitas vezes, porém, usamos as nossas bocas para declarar mentiras e enganos, e não a verdade dita por Deus. Por isso, o pastor incentiva a fazer declarações positivas e baseadas na Palavra de Deus.

“‘Tudo posso naquele que me fortalece’. ‘Todos os pecados estão perdoados’. ‘Nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus’. ‘O Senhor é meu pastor e nada me faltará’”, lista Engel.

E observa: “Não fique falando aquilo que é contrário e negativo. Fale aquilo que já foi declarado a seu respeito. Um alto preço foi pago por sua vida!”

Por fim, o pastor também incentiva a escrever as declarações: “Se você ainda não tem a segurança e a certeza de que você vai cumprir com seu compromisso, ou se você ainda não tem fé suficiente nas promessas de Deus, faça isso. Escreva.”

Veja a pregação completa:

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições