Rádio IPB está entre as rádios evangélicas mais ouvidas do Brasil

Rádio IPB está entre as rádios evangélicas mais ouvidas do Brasil

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:59

O rádio, desde sua criação, é um meio de comunicação que tem o objetivo de aproximar os ouvintes. Em tempos remotos, famílias sentavam-se diante de um aparelho de rádio para ouvir atentamente os programas, radionovelas, notícias  de guerra e pronunciamentos políticos.

Com o advento da tecnologia muitos acreditaram que o rádio seria esquecido, já que o lema “uma imagem vale mais do que mil palavras” estava cada vez mais embutido nas novas mídias de comunicação.

A Revista Eclésia, que é referência de jornalismo no meio evangélico e secular, produziu uma matéria em sua edição nº146 de janeiro de 2011, sobre as rádios web no segmento evangélico, em que a Rádio web IPB é mencionada.

A revista é uma publicação bimestral com tiragem de 50 mil exemplares e uma carteira de aproximadamente 13 mil assinantes. É distribuída em bancas de todo o país, e também chega a alguns países europeus, como Portugal e Espanha.

José Donizetti Morbidelli, jornalista e editor da revista, acredita que a radio web está crescendo e seu espaço é maior para essa alavancada pela forma como está inserida no dia-a-dia de quem trabalha e utiliza a internet como lazer. “Vejo que as rádios webs - incluindo as evangélicas - ainda estão engatinhando no Brasil, mas é uma tendência que deve crescer a cada ano. Além de tecnológica, também é uma questão cultural; afinal, as rádios convencionais ainda estão aí firme e forte. A principal diferença entre as duas - e nisso as webs levam grande vantagem - é o alcance.

De acordo com a matéria, independente do estilo, atualmente a internet soma mais de 45 mil estações de rádios catalogadas, das quais milhares são evangélicas, números suficientes para atender aos 75 milhões de internautas brasileiros e aos mais de 1 bilhão espalhados pelo mundo.

Tamanha demanda é o motivo pelo qual as diferentes denominações evangélicas estejam presentes nessa mídia virtual que alcança cristãos que buscam informação de qualidade, músicas que estejam ligadas à sua doutrina e conteúdos que auxiliem na edificação e desenvolvimento espiritual, sem perder a credibilidade e a seriedade.

A Rádio IPB, segundo a matéria, dentre as igrejas reformadas, é pioneira na radiodifusão virtual. “Essa descoberta pode até ter demorado um pouco para a Igreja Presbiteriana do Brasil (IBP), que soma mais de 800 mil membros e um século e meio de história, mas, a iniciativa foi pra lá de pioneira, levando-se em consideração sua doutrina puramente tradicional”.[Trecho extraído]

A Radio IPB está no ar há 4 anos e tem crescido em ouvintes e seguidores que participam diariamente do chat (http://www.ipb.org.br/radio/ ), pedindo músicas, comentando matérias e compartilhando experiências. “São mais de 45 mil ouvintes por mês, de diversas denominações evangélicas, que ouvem e participam ativamente do chat da emissora, interagindo com outros ouvintes e com os apresentadores”, explica Rev. Ricardo Mota na matéria da revista Eclésia.

Rev. Ricardo Mota é o atual Diretor Executivo da Agência Presbiteriana de Evangelização e Comunicação e, juntamente com uma equipe de profissionais da área, desenvolve todo o trabalho de produção e veiculação da radio web e do portal da IPB.

A rádio IPB está dentro e fora do Brasil, atendendo presbiterianos e não presbiterianos que buscam na programação uma identificação com seus princípios e fé. A barreira de tempo e espaço é superada, o que para muitos, fora da pátria, torna-se uma ligação também cultural de aproximação. “Enquanto que uma emissora convencional atende a uma determinada região, as webs podem ser ouvidas em qualquer lugar do planeta. Vejo o futuro como altamente promissor para as rádios webs evangélicas. Imagine só: se já temos tantas rádios convencionais/comunitárias atuando, pela internet esse número se torna praticamente infinito”, conclui Donizete Morbidelli.

A programação da rádio IPB é basicamente musical, entremeada com programas de curta duração, informações ligadas à IPB e mensagens pastorais a cada meia hora. A participação do ouvinte/internauta é a grande sacada, que aproxima os cristãos presbiterianos e contribui para uma mídia cada vez mais plural e abrangente.  

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