Aos 33 anos e com uma família jovem, o escritor da NBA Jonathan Tjarks, descobriu que está com câncer. Ele trabalha como redator de equipe para o The Ringer, um site de esportes e cultura fundado pelo conhecido autor e podcaster Bill Simmons.
Em seu testemunho, Tjarks disse que nunca tinha realmente pensado sobre sua própria mortalidade, por isso comentou que “ficou chocado” ao receber o diagnóstico de câncer, em abril deste ano.
Os médicos descobriram uma forma extremamente rara de sarcoma [tumor maligno], após semanas de sintomas dolorosos que foram confundidos inicialmente com o Covid-19, em janeiro.
Esse tipo de câncer só foi descoberto na última década e é tão raro que seu oncologista, um especialista em sarcoma, nunca tinha ouvido falar dele antes. Se fosse num único ponto do corpo o tratamento seria mais fácil, mas no caso de Tjarks já se espalhou por seus ossos, coluna e crânio.
O sarcoma é responsável por apenas 1% dos novos casos de câncer nos Estados Unidos a cada ano, e o prognóstico geralmente não é promissor. “A parte mais desafiadora foi a ideia de morte”, disse Tjarks à Baptist Press.
“É difícil pensar sobre a morte”
Falando sobre a possibilidade de morte, Tjarks explica o quanto é difícil encarar essa realidade. “Quero dizer, não é algo que você realmente pensa na minha idade. É difícil pensar em não estar por perto quando meu filho crescer”, compartilhou.
Segundo um pesquisador médico com quem conversou, recentemente, as chances do que aconteceu com ele são de cerca de 1 em 25 milhões. Apesar da dificuldade de suas circunstâncias, Tjarks deseja usar sua situação para compartilhar o Evangelho.
Em um artigo no site The Ringer, ele escreveu abertamente sobre como sua fé cristã o está sustentando durante esta temporada, que ele chamou de sua “longa noite da alma”. No artigo ele fala sobre sua jornada e as lições que está aprendendo através da vida de Jesus.
“Jesus encarou a morte de frente”
Tjarks referiu-se à história de Jesus no Jardim do Getsêmani e explicou aos seus leitores como ele tem aprendido a abandonar a ilusão de controle de sua própria vida. “Jesus se rendeu à vontade do Pai e confiou nele quando soube que estava prestes a morrer na cruz”, mencionou.
Embora o The Ringer não seja conhecido como um site de artigos religiosos, o redator da NBA disse que queria falar sobre sua própria vida e tentar inserir um pouco do Evangelho.
Ele não sabia se os editores manteriam seu texto como estava. “Estou citando as Escrituras no Ringer, o que é uma loucura. Quero usar essa experiência para falar sobre Deus”, disse com gratidão ao ver que teve essa oportunidade.
“Pude falar sobre minha fé para pessoas que de outra forma não teriam ouvido falar dela. Eu me consolo muito nisso”, continuou.
Depoimentos de Tjarks
Tjarks disse em entrevista ao Baptist Press que nem sempre escreveu sobre sua fé cristã e que, aliás, nem sempre foi cristão. Depois de crescer no que ele chama de uma “família secular”, ficou intrigado com o cristianismo ao observar a vida de um colega cristão. O cristianismo era interessante para Tjarks, mas ele disse na época que simplesmente não acreditava em “coisas sobrenaturais”.
“Não era tanto por não acreditar em Deus, era porque eu não acreditava na espiritualidade”, esclareceu. “Eu era materialista, do tipo que só acredita no que vê e no que toca. As forças espirituais eram algo do passado, quase como um mito ou conto de fadas. Não parecia real para mim”, explicou.
Mas tudo isso mudou depois de uma experiência espiritual, justamente enquanto usava drogas em um show de música eletrônica, na véspera de Ano Novo. Ele disse que “estava doidão” enquanto observava a multidão dançando e festejando.
Várias imagens passavam em uma tela de vídeo, e Tjarks percebeu que o que eles estavam realmente fazendo era “adorar um demônio”. O escritor descreve essa percepção como uma “revelação” que foi rápida como relâmpago.
Inserido no mundo espiritual
“Pela primeira vez eu disse: 'Há mais no mundo do que carne e sangue, existem espíritos e forças sobrenaturais'. Uma vez que isso mudou para mim, eu fiquei tipo — 'Faz sentido que haja um Deus também, Deus pode ser real’ — E foi assim que o cristianismo fez sentido para mim”, testemunhou.
Depois dessa experiência, Tjarks se juntou a uma igreja local onde foi discipulado por homens cristãos mais velhos. Poucos anos depois, ele sentiu o chamado para escrever sobre assuntos relacionados à Bíblia e ao Cristianismo.
Seus textos de conteúdo cristão estão espalhados por diversos veículos de comunicação, como o Christianity Today, The Gospel Coalition e também em seu blog pessoal.
Tjarks, que já era escritor quando se tornou cristão, disse que era lógico usar sua habilidade para a glória de Deus.
Jonathan Tjarks, sua esposa Melissa e seu filho de 1 ano frequentam uma igreja não denominacional perto de Dallas. Ele disse que a comunidade da igreja os ajudou a se adaptar a esta “nova fase” da vida e que não se sentem sozinhos.
Em meio ao seu tratamento de quimioterapia, Tjarks disse que uma das lições mais importantes que aprendeu veio de sua esposa, que disse que os cristãos sempre querem ouvir sobre a vitória após a luta, e não sobre a confusão no meio dela.
“Eu sei o que as pessoas querem ouvir, mas ainda não chegamos a esse ponto. Ainda estamos no meio do processo”, reconheceu. Mesmo com imensa dor física, Tjarks disse que quer usar esse tempo para aprender a sofrer também e a cultivar uma atitude de gratidão, independente da situação. “Quero aprender a ser grato a Deus por todas as pequenas coisas do dia a dia”, concluiu.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições