Rick Warren é convidado de Barack Obama para a posse

Rick Warren é convidado de Barack Obama para a posse

Atualizado: Sexta-feira, 16 Janeiro de 2009 as 12

O pastor Rick Warren é um dos convidados do presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, para orar em sua posse, na próxima terça-feira, dia 20 de janeiro. À frente da Sadleback Church, na Califórnia (EUA), Warren é um influente líder religioso dos EUA, atuante em questões como redução da pobreza mundial, direitos humanos e aids; e autor do best-seller "Uma vida com propósitos".

A escolha de Obama gerou mal-estar entre democratas mais progressistas e organizações pró-direitos dos homossexuais, como a "People For The American Way". Katryn Kolbert, presidente da entidade, declarou-se "profundamente desapontada" com a escolha do pastor para a posse. Ela acredita que a cerimônia deve ser realizada por alguém com "consistentes valores americanos dominantes".

As críticas à nomeação do pastor baseiam-se no fato de Warren ser contrário ao casamento de pessoas do mesmo sexo e ao aborto, além de ter apoiado a Proposição 8, medida que proibiu a união homossexual na Califórnia. Em boletim informativo para sua congregação, o líder escreveu: "Todas as religiões - e não apenas Cristianismo - têm definido casamento como um contrato entre homens e mulheres. Não há nenhuma razão para alterar a histórica definição universal de casamento, para apaziguar dois por cento da nossa população".

Uma das porta-vozes de Obama, Linda Douglass, reafirmou a escolha do presidente, dizendo: "Esta será a cerimônia de posse mais inclusiva, aberta e acessível da história dos EUA".

Barack Obama evidenciou sua opinião: "Acho que não é segredo que sou um feroz defensor da igualdade para gays e lésbicas americanos", mas defendeu sua decisão, afirmando que sua posse será "um vasto leque de pontos de vista".

Fontes: Christian Today e CNN

Foto: The Christian Science Monitor

veja também