Rose Nascimento : "Faço compras, ando de chinelo de dedo, ando de van. Eu sou como qualquer pessoa"

Rose Nascimento : "Faço compras, ando de chinelo de dedo, ando de van. Eu sou como qualquer pessoa"

Atualizado: Quarta-feira, 13 Maio de 2009 as 12

Por Adriana Amorim

Depois de um café da manhã e uma oração, Rose Nascimento entrou cantando na Igreja Assembléia de Deus Bereana, em São Paulo (SP), na última terça-feira, dia 12 de maio. A coletiva de imprensa, que apresentou o CD "Projeto de Deus", da gravadora "Art Gospel", teve início às 11h e reuniu aproximadamente 100 pessoas, entre elas amigos, convidados e veículos de comunicação. Em seu estilo entusiasmado, a cantora ministrou três canções antes de conversar com a imprensa.

Nascida em uma família musical, e apelidada por seu pai, Pr. Mario Manoel do Nascimento, de "meu rouxinol", Rose canta desde a infância. A cantora gravou seu primeiro LP em 1990, intitulado "Livre", e recebeu discos de ouro e platina ao longo de sua carreira. Há anos na caminhada, ela conta que muita coisa mudou em seu ministério, no entanto, a unção de Deus prevaleceu. "Continuou a unção. Graças a Deus eu sou uma pessoa que gosta de trabalhar para o Senhor com muito carinho, muito amor, mas tudo mudou, o repertório, até mesmo a qualidade do CD melhorou. Mas o que nunca mudou na minha vida foi a unção do Espírito Santo e eu não quero que saia por nada, em nome de Jesus", expressou Rose, bradando a vitória.

Foi isso o que Rose Nascimento demonstrou em entrevista coletiva. Além do carisma e descontração carioca, a cantora expressou a unção de Deus.

Projeto de Deus

O objetivo do novo CD de Rose Nascimento está na capa: "Percorrer o mundo todo". Na coletiva, a cantora expressou que talvez não consiga pessoalmente realizar esse propósito. "Mas ele vai", falou Rose. A afirmação, carregada de fé, foi seguida de palmas e "Glórias".

Com relação ao trabalho no mercado, a cantora falou em tom de brincadeira, profetizando: "A expectativa é vender dois milhões em um ano". No entanto, o sonho do novo CD ultrapassa as fronteiras comerciais: "Eu quero ganhar muitas almas para Jesus, quero que Deus faça na minha vida o que ele ainda não fez. Porque tudo na minha vida é no tempo de Deus, eu não sou uma pessoa ansiosa, sou uma pessoa descansada, descanso nos braços de Deus e espero que ele faça o que quiser na minha vida. A expectativa é vender 2 milhões e ganhar muitas almas para Jesus".

Repertório

Com 13 canções, Rose contou que fica difícil escolher um louvor de preferência. "Logicamente tem uma música que toca nosso coração, eu gosto muito de 'O Rei que mudou a história'. Fala sobre a soberania de Deus", afirmou a cantora.

A música de trabalho do CD Projeto de Deus não é a faixa-título. A canção "A vitória é pra quem crê" foi escolhida para tocar em rádios e veículos de comunicação, seu refrão diz: "Quem tem promessas não morre". "É uma música assim diferente de tudo o que eu já gravei até hoje, é do Rodney Santos, compositor que não é tão conhecido. Mas eu não procuro compositores de nome. Se eu chegar em um lugar e o irmão falar assim: 'Irmã, eu fiz uma música para você'. Chegando em casa eu ouço, se tiver tudo dentro dos meus padrões de música, eu gravo. Também não gravo para agradar [...] Essa música tem uma letra muito forte, porque o que mais me preocupa é que nós estamos vendo que o diabo veio para roubar, matar e destruir, e as pessoas estão cometidas com depressão. 'Ah, eu vou morrer, nada aconteceu comigo até hoje...'. Não, se Deus prometeu ele vai cumprir. Esse é meu objetivo, ver as pessoas curadas dessa depressão infernal", esclareceu Rose.

Sempre sorrindo e expressando-se com naturalidade, Rose confessou que na escolha do repertório ela é como "carro alegórico": "Carro alegórico não é assim? Terminou um Carnaval, estão fazendo outro. Eu também sou assim". Para ela, isso é importante para que, em um período de pelo menos um ano, seja possível identificar as canções que se relacionam ao seu ministério: "Porque você precisa ter tempo para fazer seu repertório [...] Eu oro: Senhor, coloca na boca das pessoas para fazerem para mim".

Chega!

Esse é o título de uma das canções que Rose recebeu como presente. A canção foi nterpretada pela cantora antes do início da coletiva, que pediu atenção à letra: "Essa canção foi escrita por um irmãozinho da Igreja Internacional da Graça, em Madureira. Nos últimos dias, antes da volta do Senhor Jesus, tudo está apertando [...] Tem horas em que você diz: Chega, Jesus! [...] Preste atenção nessa música".

A cantora revelou que preocupa-se com a saúde emocional das pessoas. Questionada pelo Portal Guia-me se nos anos de caminhada teve a oportunidade de fazer uma "oração de fé" em um momento em que disse "Chega!", Rose contou um grande testemunho: "Eu passei por uma depressão profunda, entrei em síndrome do pânico. Por isso que eu falo que as mulheres têm que ter tudo guardado na agenda. Porque a nossa acaba se estressando. O sistema nervoso começa a trabalhar demais [...] Começamos a sentir tristeza, angústia, a trabalhar demais. E nessa época eu não parava. Começo do ministério, a gente querendo comprar uma roupa nova, qualquer igreja, qualquer lugar, até dentro do canil do cahorro. 'Cachorro, compra um disco novo, porque amanhã eu tenho que comprar um sapato' (risos). E isso faz com que nós entremos em uma ansiedade, o cantor fica ansioso [...] Aí eu tive em uma depressão muito forte, fui emagrecendo, gostei dessa época, emagreci 12 kg em um mês (risos).

Na seqüência, mesmo sentada, Rose cantou e foi acompanhada pelos convidados: 'Não ceda, agora, confia, e a história não vai terminar assim..'. Lembrando-se do momento de angústia, orou em línguas. "Aí eu tive força para orar, e o Senhor falando: 'A glória da segunda casa será maior' [...] Deus prepara momentos para passarmos por isso, para fazer parte de nossa vida. E naquele momento você tem que achar forças onde não tem, não há portas, janelas, nem o ar para respirar, mas de repente aparece uma luz no fim do túnel e o Senhor diz: Vou te dar vitória".

Com um sorriso largo e voz firme, Rose declarou a passagem bíblica de 1 Coríntios 10:13: "Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar".

Rose em São Paulo

Sucesso no Rio de Janeiro, Rose Nascimento explicou a dificuldade em realizar shows em São Paulo: "A minha agenda é muito lotada [...] Tem ano que durante um mês todo eu fico indo a São Paulo, tem ano que eu vou à Brasília". Ela revelou que um de seus projetos é fazer um show de lançamento do CD em São Paulo: "O povo paulista me trata com muito carinho, muito amor".

Mercado Gospel

Questionada sobre o atual mercado gospel, Rose reiterou a importância de ser vocacionado para o ministério: "Têm pessoas que acham que têm uma voz afinadinha. 'Ah, eu vou cantar, vou gravar um CD, mas não perguntam a Deus, fazem tudo o que vem do coração. Claro, cantar para Deus é maravilhodo, você pode fazer isso na sua igreja, mas se não tiver o chamado de Deus, nem comece, porque não vai dar certo [...] Nós pisamos em pedras, espinhos, passamos por provações. Já houve um momento em que um pastor tirou da minha mão um microfone, humilhação, em uma igreja com mais de 4000 pessoas sentadas. Mas eu fiquei ali na graça. Se o Senhor prometeu, ele vai cumprir. Aquele que tem o chamado, não tem ansiedade [...] Porque têm pessoas que começam a vender tudo dentro de casa, vende cafeteira, colchão... Aí fica com o CD, e o resto? Aí vai ficar sem café, dormir no chão...".

Rose conta que ainda vive momentos de dificuldades e lutas. "É por isso que eu dou graças a Deus e continuo a mesma Rose que eu sempre fui [...] Faço compra, ando de chinelo de dedo, ando de van, eu sou como qualquer pessoa. Porque um dia o Senhor me falou, vai gravar um  CD. Eu falei: Ai, Jesus, não quero isso para mim, mas o Senhor disse: Não é você que vive, mas sou que vivo em você. Sou eu que quero seu ministério".

Passaram por lá

A cantora Kelly Novaes, que participou da coletiva de Rose Nascimento, expressou a admiração que tem pela cantora: "É difícil falar da Rose, porque eu cresci ouvindo, cantando e tentando me espelhar dentro do que ela traz de bom no ministério dela. E principalmente em uma coisa, uma frase que eu ouvi de um grande pregador, que me disse assim: 'Kelly, não é importante você ficar famosa no meio gospel ou não gospel, o importante é você ser estabelecida como alguém que Deus chamou'. Essa é a diferença da Rose Nascimento de outras cantoras que surgem de repente e daqui a pouco não se ouve mais dizer, não se ouve mais falar [...] A Rose não, é alguém que Deus chamou, Deus estabeleceu, preparou, é uma jornada longa e ela está aí até hoje. E eu acredito que eu vou morrer, os meus filhos vão crescer e vão escutar Rose Nascimento cantando, porque Deus a estabeleceu e é isso que eu busco para minha vida também, o estabelecimento de Deus para mim. É por isso que eu louvo pela vida dela, porque é alguém que Deus estabeleceu, não é só mais uma aventureira que chegou para ficar famosa, ganhar dinheiro e depois sumir".

A dupla Cristiane e Daniel também esteve na coletiva. Em entrevista ao Guia-me, Cristiane expressou que deseja ver Rose Nascimento alcançando o propósito do novo CD: "Que a Rose possa crescer ainda muito mais na presença do Senhor e que esse projeto que ela tem de alcançar o Brasil e o mundo todo, ela possa ver antes de Jesus Cristo chamá-la para morar com ele". Em nome da dupla, contou estar muito feliz naquela manhã:"A cantora Rose Nascimento tem sido um referencial para todo o povo evangélico, como uma pessoa vitoriosa, uma pessoa dedicada, vencedora, lutadora e que permanece fiel a todos os preceitos que Deus trouxe para a vida dela, uma pessoa carismática, de uma humildade incrível, com palavras de sabedoria. Eu aprendi muito aqui com a Rose Nascimento, nós que estamos, não digo iniciando, porque temos um tempo aí louvando ao Senhor, mas não se compara ao tempo de Rose Nascimento. Para nós é um prazer enorme poder receber, como nós dizemos, pérolas de sabedoria, para poder enfrentar e continuar e crescer a cada dia mais com Cristo Jesus".

veja também