Rosh Hashana: Fiéis celebram a chegada do Ano Novo Judaico

De acordo com o calendário judaico, estamos no ano de 5775 após a criação da humanidade

Fonte: guiame.com.brAtualizado: quinta-feira, 25 de setembro de 2014 às 11:51
ano novo judaico
ano novo judaico

ano novo judaico

Hoje, 25 de setembro, os judeus comemoram por todo o mundo o Ano Novo Judaico, ou Rosh Hashana. Essa é uma das datas mais importantes do calendário judaico.

O Ano Novo judaico é celebrado por 48 horas, começou na noite de quarta-feira (24) e termina no anoitecer de sexta-feira (26).

Rosh Hashana significa 'Cabeça do Ano', literalmente, e é um data celebrada até mesmo pela maioria secular de Israel. De acordo com o calendário judaico, estamos no ano de 5775 após a criação da humanidade.

Nesses dias, o judeus devem, pela tradição, repensar as ações do ano anterior, pedir desculpas por atos dos quais se arrependem e, acima de tudo, pedir clemência a Deus.

Os próximos 10 dias são chamados de 'Dias Terríveis', que acabam no Yom Kippur, o 'Dia do Perdão', quando os fieis jejuam por 25 horas pela expiação dos pecados.

Durante o Rosh Hashana, os judeus costumam se vestir de branco e se reunir com as famílias para uma ceia repleta de símbolos de recomeço, como cabeças de peixe.

Mas come-se também maçãs com mel, ou bolos de mel, além de romãs, que simbolizam o desejo por um ano novo doce e feliz.


com informações do RFI Brasil

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições