“Sem ter sede por mais de Deus, seremos sempre crente rasos”, alerta pastor

Joel Engel aborda o significado da visão de Ezequiel sobre os níveis das águas.

Fonte: Guiame, Luana NovaesAtualizado: sexta-feira, 14 de julho de 2023 às 17:34
(Foto: Cristian Palmer/Unsplash)
(Foto: Cristian Palmer/Unsplash)

Podemos ser cristãos rasos ou profundos: nós é quem escolhemos em que nível queremos estar. Essa foi a mensagem do pastor Joel Engel no culto de terça-feira (11).

“Jesus está chamando você para ir mais fundo no rio do Espírito Santo. Mas aqueles que quiserem ficar à margem do rio jamais terão a experiência daqueles que entraram”, destaca Engel.

Na Bíblia, o profeta Ezequiel descreveu uma visão de um homem que o conduziu pela água e, enquanto caminhavam, ele ia medindo. Quando percorreram quinhentos metros, a água chegava aos tornozelos. Ele mediu mais quinhentos metros e, dessa vez, a água chegava nos joelhos. Depois de mais quinhentos metros, chegava à cintura. 

Então ele mediu mais quinhentos metros e ali a água era um rio fundo o suficiente para atravessar a nado, mas fundo demais para atravessar a pé. (Ezequiel 47:3-5)

Com base no texto bíblico, Engel classifica os “quatro níveis do rio de Deus”, que são: o nível da água, o nível do vinho, o nível do ouro e o nível de fogo.

Ele destacou ainda as similaridades da Bíblia com estes elementos: “Assim como o rio tem quatro níveis, a carruagem de Deus da qual Ezequiel teve uma visão era levada por quatro seres viventes (Ez 1). Apocalipse também fala dos quatro seres que adoram a Deus dia e noite, sem cessar”. (Ap 4:8)

O pastor explica: “O rio nasce do trono de Deus, onde há adoração 24 horas. A adoração sem cessar ativa o rio. Quando recebemos o Espírito, entramos no rio.”

Significado profético: a água e o cordeiro

Durante os sete dias da Festa dos Tabernáculos (também chamada de Sucot ou Cabanas), o grande altar de sacrifício recebia um número de sacrifício maior do que em qualquer outra festa: 70 novilhos, 14 carneiros, 98 cordeiros e 7 bodes (Nm 29.12-34).

Já o oitavo dia da Festa era reservado para uma cerimônia especial, chamada “libação de água”. Nos tempos antigos, os sacerdotes iam ao Tanque de Siloé e traziam cântaros de água e despejá-la no altar do Templo, a fim de pedir por chuvas para as colheitas e limpar o local dos sacrifícios do cordeiro.

Este foi o contexto de João 7:37-38, que diz: “No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: ‘Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva’”.

“Jesus estava falando sobre o Espírito Santo que seria derramado. Essa é uma simbologia profética”, explica Joel Engel. “Há um rio que corre e sara todos os doentes, lá está o sangue do cordeiro. Há um rio que corre e limpa todo o pecador, lá está o sangue do cordeiro.”

E observou: “No dia em que Jesus morreu na cruz, na parte alta de Jerusalém, logo após veio a chuva. As águas da chuva levaram o sangue Dele”.

“Esse sangue é capaz de limpar o pior pecado, é capaz de salvar o mais vil pecador, entre os quais eu estou incluído. Este sangue precioso me salvou, o sangue do cordeiro que Deus proveu para que eu não morresse, mas tivesse vida eterna”, disse o pastor.

Os 4 níveis do rio de Deus

Dentro de suas 4 classificações para os níveis descritos por Ezequiel, Engel explica as diferenças:

Nível da água: “Você pode entrar no primeiro nível e ficar à margem do rio. A margem do rio também é boa, pois todos os que entram nela são curados.. É nesse nível que a cura física te alcança.”

Nível do vinho: “Se você andar mais um pouco, a água irá até os joelhos. Isso fala de firmeza – se os joelhos não funcionam, os pés não andam. Este nível fala de cura emocional, alegria e vinho novo. Aqueles que estão tristes são abençoados por alegria.”

Nível do ouro: “Se você for mais a fundo, a água irá até os lombos. Isso fala de prosperidade e honra. As águas desse rio curam e renovam, em todas as áreas.” 

Nível de fogo: “O próximo nível fala do rio de fogo. Este fogo, além de queimar, te dá poder para levar o rio para outros. O rio vai com você. O rio vai te levar a lugares que você nem imagina. As pessoas podem pensar que é você quem está curando, mas é o rio que está em você.”

Por fim, Engel faz um convite para todos os que desejam mergulhar neste rio: “Sabe qual é o caminho? Ter fome e sede. Você ter mais fome de Deus do que da própria comida, você ter mais sede de Deus do que da própria água.”

“Se você quer isso diga: ‘Espírito Santo, eu vou te buscar e não vou sossegar enquanto o Senhor não vier sobre mim! Eu quero levar o seu rio por onde eu for!’”, finalizou.

Assista a pregação completa:

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições