Símbolos pagãos, comemoração cristã

Símbolos pagãos, comemoração cristã

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

Por Felipe Pinheiro - www.guiame.com.br

Há quatro dias para o Natal, até os cristãos considerados menos praticantes são contagiados a recordarem aquele que nasceu numa manjedoura há mais de 2 mil anos e anunciado por profetas como o messias; o sacrifício definitivo para a salvação da humanidade.   

Permeado por valores e símbolos que remetem ao cristianismo, a celebração gera conflitos entre cristãos evangélicos em razão de sua origem, associada a ritos pagãos iniciados no Egito, de acordo com a Enciclopédia Católica (edição de 1911), e que teve o seu sentido reformulado pela Igreja Romana. "Somente no século 5o foi oficialmente ordenado que o Natal fosse observado para sempre como festa cristã, no mesmo dia da secular festividade romana em honra ao nascimento do deus Sol, já que não se conhecia a data exata do nascimento de Cristo", explica Ronald da Silva Lima, professor de teologia e coordenador do Instituto Betel.

Com o templo da igreja decorado por enfeites natalinos, o pastor Jabes Alencar não enxerga as primeiras motivações da festividade, que homenageava o deus romano Saturno e no dia 25 de dezembro o nascimento do deus sol, como obstáculos a realização da festa natalina conhecida nos dias de hoje.

"Considero uma tolice alguém deixar de comemorar o Natal por conta de argumentos tão insólitos. (...) Se a origem foi pagã, esta é mais uma razão para darmos o tom correto à festa - desviar o sentido pagão e estabelecer o sentido precípuo", defende Alencar, o líder da Igreja Assembleia de Deus Bom Retiro (SP).

Alterado o sentido da festa para a vinda de Jesus Cristo a fim de desviar o foco dado pelos populares aos ídolos, o Natal não remontaria, de acordo com Ronald, a data literal do nascimento do messias. Baseado em passagens como Lucas 2:8, Cantares de Salomão 2:11 e Esdras 10:9-13, o teólogo afirma: "Jesus nem sequer nasceu na estação do inverno. Os pastores recolhiam os rebanhos das montanhas e dos campos e colocavam-nos no curral no mais tardar até o dia 15 de outubro, para protegê-los do frio e da estação chuvosa que se seguia. A data exata do nascimento de Jesus é inteiramente desconhecida".

"Se Deus desejasse que guardássemos e comemorássemos o seu nascimento, Ele não teria ocultado tão completamente a data exata", observa o teólogo que mesmo sem considerar a festa idólatra, pela sua origem ou em razão da presença do Papai Noel, defende a abordagem do significado cristão do Natal pelas igrejas.

Invasão Pagã

Entre as principais características natalinas, a árvore que ornamenta igrejas e casas de cristãos é, para Ronald, uma associação explícita aos rituais pagãos identificados em Jeremias 10:2-4. "Uma antiga fábula babilônica falava de um pinheirinho que nasceu de um tronco morto. O velho tronco simbolizava Ninrode [neto de Cão, filho de Noé, que se afastou de Deus] morto e o novo pinheirinho que Ninrode tinha vindo viver novamente em Tamuz [deus babilônico considerado o vivificador da natureza] ".

Já para Alencar, embasar o pinheiro de Natal ao registro citado de Jeremias pressupõe um desacordo bíblico. "Um texto usado fora do contexto é pretexto para afirmações tolas. Este texto, embora aparente uma semelhança com a árvore de Natal, não se refere a isto. Antes, a um ídolo, conforme registra a sequência do versículo (v.5)".

Utilizado como uma espécie de compensação pelos pais, na medida em que o filho tiver um bom desempenho durante o ano, o Papai Noel denotaria o paganismo num possível dia de alusão ao cristianismo.

"Quem é esse ‘bom velhinho’ que entrou sorrateiramente nas comemorações do Natal, sem ser convidado ou bem-vindo? Essa figura e o costume de ligá-lo com o Natal não tem nenhuma base bíblica, e - pior do que isto - não tem origem cristã, mas é uma figura decididamente pagã, transplantada para o cristianismo pelos povos que não experimentaram uma conversão genuína a Jesus", aponta.

Sem se importar com os significados originais seja do Noel, ou de outras simbologias natalinas como as guirlandas e árvores de natal, o pastor Jabes de Alencar assegura: "Toda estratégia que eu puder me utilizar para fazer notória a presença de Jesus eu usarei. Não acho que seja sadio ficar especulando essas bobagens. Se eu puder, até me visto de Papai Noel. Vejo nada de mais"!

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições