Sobre a erradicação da probreza

Sobre a erradicação da probreza

Atualizado: Sexta-feira, 26 Abril de 2013 as 9:57

 

pobrezaDentre as muitas palavras bíblicas para o conceito de pobreza, chama-me a atenção o termo ebyown, presente em Deuteronômio 15:4. “Não haja pobres no meio de vós!” – reverbera a ordem! Para que faça sentido, é preciso entender o que significa pobreza.
 
Ebyown não é o pobre material, mas o oprimido geral, alguém que necessita de libertação. Sua pobreza é tão contundente, tão existencial, tão presente na alma, que dar-lhe dinheiro não resolveria. O desafio não é tirá-lo da favela, mas tirar a favela de dentro dele. 
 
O Banco Mundial fez uma pesquisa recente, em que ouviu 60 mil pessoas oriundas de 60 nações subdesenvolvidas. A pergunta era simples: “Para você, o que é a pobreza?”. O resultado foi publicado num compêndio chamado VOICES OF THE POOR (AS VOZES DOS POBRES), e disponibilizado na internet. Curiosamente, pouquíssimas pessoas falaram em dinheiro. 
 
A pobreza, segundo um representante de Moldova, é sentir-se inútil e irrelevante. Para um cidadão da Latvia, ser pobre é estar isolado, sem convicção de que o mundo sabe da sua existência. Para uma mulher egípcia, pobreza é ter que enganar os filhos quanto à próxima refeição. 
 
Curiosamente, para sentir alguns dos sintomas mencionados, não é preciso ser materialmente pobre. A pobreza existencial não pode ser resolvida com dinheiro. Mas pode ser erradicada pela cruz.
 
 
- Mario Freitas
 

veja também