
“Você tem inimigos? Ótimo. Significa que você fez alguma coisa relevante, em algum momento da vida.” (Winston Churchill)
 
	 
	Um líder que me chama a atenção é Neemias. O povo de Israel vivera exilado em Babilônia por setenta anos, e Neemias é um dos homens usados por Deus para trazer o povo de volta a Jerusalém. Nesse processo de retorno, Neemias torna-se responsável pela reconstrução dos muros da cidade. O desafio é grande. Mas nem todos estão com ele. 
	 
	Sambalá e Tobias são uma dupla dinâmica: estão dispostos a impedir a construção dos muros. Talvez porque eles mesmos quisessem assumir a liderança do projeto, não sei ao certo. O fato é que fazem o que podem para desanimar, frear e desencorajar Neemias e o povo. 
	 
	Num dado momento, ao ser convocado por eles para um encontro que seria para distração e desânimo, Neemias manda um recado: “Estou fazendo grande obra. Não posso descer” (Neemias 6:3). 
	 
	As críticas são inevitáveis. Sempre haverá alguém contra, principalmente nos projetos mais ousados. Para conseguir perseverar mesmo diante dos ladrões de sonho, é preciso perceber quão grande é a obra. É preciso focar.
	 
	Se eu vislumbrar a obra pequena, irrelevante, não valerá a pena continuar após os primeiros embates. Se eu me convencer de que a obra é grande, e de que muita gente depende de sua concretização, continuarei caminhando mesmo contra as flechas. E os abutres voarão sem êxito.
	 
	 
	- Mario Freitas