O pastor Rick Warren, da Igreja de Saddleback, na Califórnia, pediu aos líderes de igrejas que se concentrem na obediência à missão de Deus, em vez de simplesmente buscar o aumento do número de congregações, já que "o crescimento rápido pode ser câncer".
"Eu não estou realmente impressionado com ministérios que crescem rápido. O rápido crescimento pode ser um câncer", disse Warren no encerramento da 'Proclaim 19', a Convenção Internacional de Mídia Cristã da NRB em Anaheim, Califórnia, no mês passado. "O que me interessa é o longo prazo - pessoas que consistentemente servem a Jesus Cristo ano após ano".
"Estou interessado em terminar bem e quero que você termine bem. Seu ministério é importante para Deus. Importa para o Reino. Precisamos que você permaneça na corrida. Nós precisamos que você não se canse. Nós precisamos que você não saia. Nós precisamos que você não desista. Precisamos que você termine sua corrida", afirmou.
Com a adesão e frequência das pessoas à igreja estabilizada ou em declínio em todo o território dos EUA, Warren destacou várias maneiras pelas quais os líderes da igreja e do ministério podem lutar contra o desânimo, começando com: "Nunca se esqueça do quanto Deus me ama".
"Você precisa manter isso constantemente em foco", ele lembrou os participantes. "Tudo em seu ministério flui do amor de Deus, da misericórdia de Deus, da graça de Deus. O problema é que podemos ficar tão ocupados trabalhando para Deus, esquecemos o quanto Deus nos ama. Seu primeiro propósito na vida não é amar a Deus. Seu primeiro propósito na vida é deixar que Deus ame você. A Bíblia diz que você foi criado como um alvo do amor de Deus".
Em segundo lugar, ele incentivou os pastores a evitar a tentação de "fingir", acrescentando: "Se você for ser usado por Deus, se for eficaz para Deus, se vai durar no ministério, você tem que ser autêntico, você tem que ser genuíno, você tem que ser você mesmo. Você precisa manter isso real".
Deus, o pastor sustentou, "não criou você para ser outra pessoa" e aqueles que se concentram em agradar a todos acabam experimentando o esgotamento do ministério.
"Quando você chegar ao céu, Deus não vai dizer: 'Por que você não era como o Billy Graham?'. A razão pela qual tentamos fingir é porque tentamos agradar a todos. Apenas um tolo tentaria fazer o que Deus não pode fazer. Nem mesmo Deus agrada a todos".
Em terceiro lugar, Warren enfatizou que os líderes de ministérios precisam ser voltados para fora, já que aqueles que estão focados em si mesmos rapidamente se desencorajam.
"Toda vez que você esquece esse princípio e se esquece de que não é sobre você, você vai ficar com medo ou se sentir orgulhoso ou vai ficar amargo no ministério", disse Warren.
“Todo mundo nesta sala tem uma mensagem de vida única que Deus quer compartilhar com o mundo, mas sua mensagem de vida não é sobre você. É sobre ele. É sobre o nosso Salvador Jesus Cristo ".
Deus está mais interessado em “por que você faz o que você faz, em de simplesmente o que você faz”.
“Muitas pessoas começam como servas e acabam como celebridades. Eles se esquecem do porquê fazem o que fazem e, de repente, tudo está focado neles mesmos”, disse ele.
A humildade, ele argumentou, não é "negar suas forças", mas "ser honesto sobre suas fraquezas" e "pensar menos em si mesmo".
Maior dor = maior ministério
O pastor também encorajou todos os presentes a lembrarem que Deus nunca permite que seus servos sintam dor em vão: “Seu maior ministério sairá da sua dor mais profunda se você for honesto com Deus, honesto consigo mesmo e honesto com os outros”, ele ofereceu.
Concluindo sua mensagem, o pastor aconselhou os ouvintes a reservarem um tempo para descansar e, finalmente, manter o foco na eternidade.
“A realidade é que toda vez que você se cansa, você perde sua perspectiva. Você não pensa no paraíso quando está cansado. Você pensa no que está sentindo agora. Quando você está cansado, você não tem uma boa perspectiva", disse ele. “Nós precisamos que você dure. Precisamos que você não apague ou queime ou escureça”.
Rick e Kay Warren fundaram a Saddleback Church em 1980. Hoje, a igreja é uma das maiores da América, com uma frequência semanal de mais de 22.000 pessoas.
Warren é mais conhecido como o autor de “Uma Vida com Propósitos”, um dos livros de não-ficção mais vendidos da história editorial. Já vendeu mais de 50 milhões de cópias e foi traduzido para 74 idiomas.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições