A sua igreja é mais cristã ou mais pagã?

O poder sacramental que a música tem ganho nas igrejas é alarmante.

Fonte: guiame.com.brAtualizado: terça-feira, 30 de dezembro de 2014 às 17:08
A sua igreja é mais cristã ou mais pagã?
A sua igreja é mais cristã ou mais pagã?

A sua igreja é mais cristã ou mais pagã?Há um grande equívoco nas igrejas com relação ao propósito da música na adoração cristã. Igrejas rotineiramente anunciam seus momentos de adoração "dinâmicos", que promovem "mudanças de vida", o que podem "trazer mais para perto de Deus". Certos CDs de adoração chegam a prometer que a música vai "permitir-lhe entrar na presença de Deus".

Até mesmo em um panfleto de uma recente conferência para líderes de louvor estava a proposta:

"Junte-se a nós para o ensino dinâmico que vai ajustá-lo no caminho certo e o culto inspirador, no qual você pode conhecer a Deus e receber a energia e o amor que você precisa para ser um motor e agitador no mundo de hoje... Juntamente com o nosso programa de ensino estão eventos de adoração que podem colocá-lo em contato com o poder e o amor de Deus".

O problema com o flyer e com muitos anúncios da igreja é que estes tipos de promessas revelam um erro teológico significativo. Neles, a música é vista como um meio de facilitar um encontro com Deus; ela vai "nos mover para mais perto de Deus". Nesse esquema, a música torna-se um meio de mediação entre Deus e o homem. Mas essa ideia está mais perto de práticas pagãs de êxtase que do culto cristão.

Jesus é o único mediador entre Deus e o homem. Só Ele é o único que nos leva a Deus. As noções populares - porém erradas - a respeito da música de adoração minam esta verdade fundamental da fé cristã. Também é irônico que, embora muitos cristãos neguem o papel sacramental desses preceitos que o próprio Senhor Jesus deu à Igreja (batismo e da santa Ceia) eles estão ansiosos para conceder à música, poderes sacramentais. A música e "a experiência de adoração" são vistos como meios pelos quais entram na presença de Deus e recebem seus benefícios. Não há simplesmente nenhuma evidência nas Escrituras de que a música venha a mediar encontros diretos ou experiências com Deus. Esta é uma noção pagã comum. Está longe de ser cristã.

Em seu livro - muito proveitoso - a "Adoração Verdadeira", Vaughan Roberts apresenta quatro consequências geradas pelo ato de ver a música como uma "ferramenta" de encontro com Deus.

Vou resumi-los.

1. A Palavra de Deus é marginalizada.
Em muitas igrejas e reuniões cristãs, não é incomum que o momento da pregação seja encurtado. Música dá às pessoas a elusiva sensação de "transe", enquanto a leitura e meditação na Bíblia é mais consciente. Os púlpitos encolheram e até mesmo desapareceram enquanto as bandas e a iluminação de palco têm crescido. Mas a fé não vem da música, experiências dinâmicas, ou supostos encontros com Deus. A fé nasce através da proclamação da Palavra de Deus (Rm 10:17).

2. Nossa garantia é ameaçada.
Se associarmos a presença de Deus com uma experiência ou emoção particular, o que acontece quando não mais sentirmos isso? Nós procuramos igrejas cujas bandas de louvor, orquestras, ou até mesmo órgãos de tubo produzem em nós os sentimentos que estamos perseguindo. Mas a realidade de Deus em nossas vidas depende da mediação de Cristo e não de experiências subjetivas.

3. Os músicos são dadas estado sacerdotal.
Quando a música é vista como um meio de encontrar a Deus, líderes de louvor e músicos estão investidos de uma função sacerdotal. Eles se tornam os que nos trazem para a presença de Deus, em vez de Jesus Cristo, o único que já cumpriu esse papel. Pensando desta forma, "compreensivelmente", quando um líder de adoração ou banda não me ajudam a ter esta "experiência com Deus", acabo sentindo que eles falharam e devem ser substituídos. Por outro lado, quando acreditamos que eles tenham se apresentado com sucesso na presença de Deus, isso vai atingir em nossas mentes, um status que é demasiadamente elevado para o seu próprio bem.

4. Divisão é aumentada.
Se identificarmos um sentimento como um encontro com Deus, e somente um tipo específico de música produz esse sentimento, então vamos insistir para que esta mesma música ser tocada regularmente em nossa igreja ou encontros. Enquanto todo mundo compartilha o nosso gosto, então não há problema. Mas se os outros dependem de um tipo de música diferente para produzir a sensação de que é importante para eles, em seguida, a divisão é cultivada. E porque nós rotineiramente classificamos sentimentos particulares como encontros com Deus, nossos pedidos para os que produzem esses sentimentos tornam-se muito rígidos. É por isso que tantas igrejas sucumbem a oferecer vários estilos de cultos. Ao fazer isso, eles inconscientemente sancionar divisão e egocentrismo entre o povo de Deus.

As Escrituras estão cheias de exortações ao povo de Deus para cantar e fazer música para o Senhor. Nosso Deus tem sido misericordioso em nos dar isso, com a intenção de que O adroremos. Mas é importante entender que a música em nossa adoração é para duas finalidades específicas: para honrar a Deus e edificar nossos irmãos. Infelizmente, muitos cristãos tendem a conceder à música um poder sacramental que a Escritura nunca sobre ela.

Por Todd Pruitt - pastor principal da Covenant Presbyterian Church, em Harrisonburg, Virginia (EUA).

*Publicado originalmente em CrossWalk.com

**Traduzido por João Neto - www.guiame.com.br 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições