Teólogo alerta cristãos que não oram: “A falta de oração é um pecado grave”

Segundo Dieudonné Tamfu, não orar significa não confiar que Deus cumprirá suas promessas.

Fonte: Guiame, com informações de Desiring GodAtualizado: segunda-feira, 8 de janeiro de 2024 às 19:35
(Foto: Imagem ilustrativa/Unsplash/Sam Balye).
(Foto: Imagem ilustrativa/Unsplash/Sam Balye).

O teólogo Dieudonné Tamfu alertou que não orar é um pecado grave contra Deus, em artigo recente do blog Desiring God.

Professor de Bíblia e Teologia da Bethlehem College & Seminary no Camarões, Tamfu observou que apesar dos cristãos saberem que a oração faz bem para o nosso interior, ainda falhamos em exercer o hábito espiritual no dia a dia.

“Embora Jesus nos diga ‘para orar sempre e não desanimar’ (Lucas 18:1), ficamos desanimados regularmente (talvez por causa da nossa falta de oração)”, afirmou o teólogo.

Citando a passagem bíblica de 1 Samuel 12 – onde Israel rejeita o governo de Deus e pede a Samuel que ore por eles, ao invés de clamarem por si mesmos – Tamfu explicou porque a falta de oração é considerada um pecado.

“Samuel vê a falta de oração como um pecado: ‘Longe de mim pecar, deixando de orar por você’”, observou o professor.

Assim como o povo de Israel foi libertado da escravidão diversas vezes pelo Senhor, o povo de Deus hoje também foi salvo da escravidão do pecado por Jesus. Por causa disso, os cristãos são dependentes do favor de Deus e devem clamar a Ele.

“A falta de oração é pecado porque ignora a história de Deus e o desígnio de Deus para o seu povo. É desígnio de Deus que dependamos dele e clamemos a ele para que possa nos salvar repetidas vezes. A história de Deus é a de coroar nossos clamores com a salvação, e o futuro não será diferente”, afirmou Tamfu.

Não orar é não confiar em Deus

Segundo o teólogo, não orar também significa não confiar que Deus cumprirá suas promessas, e isso é pecado.

“Orar é pedir a Deus que faça aquilo que ele se comprometeu a fazer. As promessas de Deus para o seu povo motivam a oração. A oração expressa nossa confiança em Deus, que prometeu nos fazer bem. A falta de oração é uma falha em confiar em Deus e em suas promessas. Samuel sabia que tal falta de oração seria um pecado grave”, pontuou.

E acrescentou: “Como você pode não confiar nas promessas do Deus que tem sido tão fiel e expressar essa confiança em orações?”.

Combatendo a falta de oração

Para Dieudonné Tamfu, combatemos a falta de oração ao olhar para a cruz de Cristo. 

“A cruz expõe o nosso orgulho pecaminoso, a nossa falta de dependência de Deus. Na cruz, sabemos que nunca conseguiríamos orar o suficiente para ganhar o favor de Deus. Somos humilhados na cruz, e essa humildade é o combustível para a oração”, ensinou ele.

“Deixe a cruz de Cristo matar a sua falta de oração. Quando você tiver dificuldade para orar, não olhe para si mesmo. Não espere que a culpa, um melhor planejamento ou uma determinação mais forte transformem a maneira como você ora. Olhe para Jesus”, ressaltou.

O teólogo incentivou os cristãos a seguirem o exemplo de Cristo. “Jesus morreu pela nossa falta de oração e também deu o exemplo de como orar. Jesus orou sem cessar na terra e continua intercedendo por nós no Céu”, disse.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições