Tragédias: Deus tem tudo sob controle?

Tragédias: Deus tem tudo sob controle?

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:27

Por Adriana Amorim - www.guiame.com.br

Teodiceia é o ramo da teologia que trata da coexistência de um Deus bom e onipotente com o mal no mundo.

Infortúnio, calamidade, contingência, tragédia, são sinônimos para o inesperado. Diante dele, muitos, cristãos ou não, questionam-se: Onde está Deus em meio ao sofrimento do homem? Se ele é bom, por que não se interfere? O homem sofre por causa do pecado?

O inesperado marcou o fim de 2009 e início de 2010 no Brasil, em situações como a queda da ponte no rio Jacuí, no RS; enchente na cidade de São Luiz do Paraitinga, em SP; deslizamento de terra em Angra dos Reis, no RJ; e no mundo, como a onda de frio que atingiu a Europa e o terremoto de 12 de janeiro no Haiti.

Culpa do homem?

Em entrevista divulgada em 14 de janeiro, o cônsul-geral do Haiti em São Paulo, George Samuel Antoine, declarou, sem saber que estava sendo gravado: "Eu acho que de tanto mexer com macumba, eu não sei o que é aquilo. O africano em si tem maldição".

Também em janeiro, o televangelista americano e candidato à presidência em 1988, rev. Pat Robertson, lançou uma polêmica nos Estados Unidos ao explicar que o terremoto que arrasou Porto Príncipe seria consequência de um "pacto com o Diabo" selado pelos haitianos há mais de 200 anos para se livrar dos franceses.

Para o pastor da igreja Batista de Água Branca e escritor Ed René Kivitz, a culpa pelo sofrimento do Haiti não pode ser atribuída aos haitianos. "O pecado em suas dimensões pessoais, sociais e estruturais não são privilégio do Haiti, mas uma experiência humana universal".

Na opinião de Kivitz, as intervenções de Jesus sobre a natureza tinham o propósito de trazer alívio ao sofrimento do homem: "Jesus acalmou tempestade, multiplicou pães e andou sobre as águas. Mas não consta que tenha deflagrado terremotos, espalhado pestes, ou feito chover fogo".

Autor de "O livro mais mau humorado da Bíblia", que aborda o Eclesiastes, Kivitz interpreta o terremoto no Haiti como contingência: "é possível explicar cientificamente sua causa, mas não é possível identificar sua finalidade".

Soberania de Deus

"Deus tem tudo sob seu controle?". Para Ricardo Gondim, pastor da igreja Betesda de São Paulo, escritor e presidente do Instituto Cristão de Estudos Contemporâneos, a resposta para esta questão é: "Sim e não!". Gondim identifica no Antigo Testamento passagens que demonstram o controle total de Deus sobre acontecimentos.

No entanto, o pastor aponta textos bíblicos que demonstram que a vontade de Deus nem sempre foi cumprida, como em Lucas 7-30 - "Mas os fariseus e os peritos da lei rejeitaram o propósito de Deus para eles, não sendo batizados por João"; e em Lucas 13:34 , no lamento de Jesus: "Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedreja os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram!".

"Se a sua vontade pode ser frustrada por um fariseu, também pode por um estuprador. Portanto, o estupro seguido de morte da mocinha pobre não era da vontade de Deus! A favela não é da vontade de Deus. A criança que morre de diarreia no alto da Amazônia não é da vontade de Deus. O dinheiro da corrupção depositado na Suíça não é da vontade de Deus. E se nada disso é da sua vontade, o malvado não cumpre qualquer propósito, mas expressa rebelião contra o Senhor. Deus não está no controle da chacina, do genocídio, do campo de concentração, porque se estivesse viveríamos no céu, no Paraíso, menos na terra", analisa Gondim.

Deus está avisando?

"Naqueles dias Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele o profeta Isaías, filho de Amós, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás". A passagem de Isaías 38 relata a profecia ao rei Ezequias e a misericórdia de Deus diante do pedido do líder para viver. "Vai, e dize a Ezequias: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos"(Vs. 5). Assim como a Ezequias, que teve anunciada sua morte, ou mesmo Noé, que pôde prevenir a si mesmo e a sua família do dilúvio que viria sobre a terra (Gênesis 6 ), muitas pessoas, após situações trágicas, afirmam terem sido prevenidas de uma fatalidade.

Em abril de 2007, o pastor Luiz Antônio Rodrigues da Luz, líder da igreja Assembleia de Deus em Ivoti (RS), ministrava em Balneário Camboriú (SC), no Congresso Gideões Missionários da Última Hora, e narrava aos presentes um sonho: "Nesta visão de arrebatamento que eu tive, o senhor me levou e me mostrou duas situações distintas. Eu vi dezenas e centenas de pessoas mortas, enroladas em alguma coisa que eu não consegui discernir, que eram levadas para um lugar estranho e escuro [...] Enquanto eu caminhava lá, eu me sentia tão bem, mas chegou um momento em que eu estava em um lugar alto e quem estava comigo disse: &Volta&. Eu disse: Por que eu tenho que voltar?&. &Porque ainda tem muita coisa para fazer lá embaixo& [...] Quando retornei, chorei por toda a madrugada. Eu disse: &Senhor, eu já me sinto cansado, quebrado&. Fui para a oração da manhã e o Espírito de Deus disse: &Jejua um pouco mais, ora um pouco mais, chora um pouco mais, prega um pouco mais, clama um pouco mais&".

Em 17 de julho do mesmo ano, Luiz Antônio, que viajava de Porto Alegre a São Paulo, foi vítima do acidente com o vôo JJ 3054, da companhia aérea Tam. Ao pousar na capital paulista, o Airbus A320 saiu da pista do aeroporto de Congonhas (SP) e chocou-se com um galpão da empresa na Avenida Washington Luís, causando a morte de 199 pessoas.

O relato do sonho do pastor no congresso Gideões foi publicado no Youtube e possui hoje mais de 2 milhões de acessos. Maria Isabel Bomber, esposa do pastor, a primeira a ouvir o relato, afirma que Luiz Antônio chegou a descrever a imagem de um galpão em chamas.

A revelação, segundo a esposa, tornou-se amparo para a família e amigos após o acidente. "Para nós serviu de muito conforto, apesar de que no momento do acidente não lembramos disso, né? Essa visão, esse sonho, foi um aviso de Deus".

Em entrevista ao Guia-me, questionada por que Deus traria uma mensagem individual para um acidente que deixou quase 200 mortos, Maria Isabel expressa: "A gente não pode dizer que outras pessoas que estavam naquele voo não teriam sido avisadas de alguma forma, porque eu não sei o particular da vida das pessoas. Eu não saberia te explicar porque Deus falou com ele. Mas ele tinha profunda comunhão com Deus, isso eu posso te dizer como esposa [...] A gente sabe que Deus não tem filhos prediletos, né? Mas há aqueles que se achegam mais. Então Deus revela seus segredos a quem tem mais intimidade com ele".

"Nós vemos em tudo que Deus é soberano. Claro que ninguém quer perder, né? [...] Não entendemos o porquê, não vamos entender isso. São mistérios de Deus. Nós conhecemos o agora", expõe.

Na opinião de Maria Isabel, as recentes catástrofes são como o sonho de seu esposo, um aviso de Deus: "A Bíblia está se cumprindo. A natureza está gemendo. Então, de alguma forma, Deus está avisando a humanidade: &Despertem, já está chegando o fim&. Para a gente de uma certa forma acordar do sono, mas em tudo isso Deus está no controle. A Bíblia diz que nenhuma folha cai se não estiver no controle de Deus".

* As opiniões do pastor Ricardo Gondim fazem parte do texto "Mais uma catástrofe", de sua autoria.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições