Vamos entrar no carrinho?

Vamos entrar no carrinho?

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:10

"Respondendo-lhe Pedro, disse: Se és tu Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas. E Jesus disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus " Mt. 14:28,29

Conta-se a história de um famoso equilibrista que sempre buscava desafios maiores a serem superados. Reunia a multidão, anunciava seu objetivo e a imprensa se encarregava em divulgar seus recordes. Certo dia, a plateia incrédula duvidou que o mesmo atravessasse o cabo esticado entre dois prédios sem a vara que lhe dava equilíbrio. Após superar tal desafio, anunciou que repetiria a travessia, agora empurrando um carrinho de mão pelo cabo de aço. A multidão, em sua maioria, acreditou que o mesmo era capaz, fato comprovado pela bem sucedida etapa. Em seguida, o equilibrista quis alcançar um nível maior de superação anunciando que seria capaz de empreender uma nova travessia, mas agora com uma pessoa dentro do carrinho de mão. Todos acreditaram em sua técnica e capacidade para tal. Mas, quando o artista convidou algum voluntário no meio da multidão para entrar no carrinho... faltou corajoso para tanto. Todos acreditavam na capacidade dele, mas confiar e colocar a vida em suas mãos era outra coisa. E se ele falhasse?

Nosso relacionamento com Deus tem de ser mais intenso que a simples crença de que Ele existe. Além de acreditar que Ele pode controlar todas as coisas, precisamos nos lançar inteiramente em suas mãos, numa dependência total e exclusiva dEle. Muitos acreditam em Deus, mas confiar a vida nas mãos do Todo-Poderoso é outra conversa. Declaramos nossa fé cristã, entendemos e aceitamos que Jesus Cristo viveu em nosso meio e morreu em nosso lugar (apesar da maioria não entender bem os motivos reais que O levaram à cruz). Mas continuamos acreditando mais em nossa capacidade humana, inteligência, sofrimento próprio, formação acadêmica e condição financeira para vencermos as dificuldades.

Jesus passa a ser para muitos, alguém a ser assistido de longe, às vezes vaiado, outras aplaudido. Mas quando surgem situações em que somos desafiados a uma fé que vai além e que exige de nós uma obediência incondicional, fraquejamos. O texto bíblico acima citado revela-nos uma história real. Jesus andando sobre as águas, equilibrando-se acima das adversidades, convidou Pedro para a superação. Enquanto Pedro estava focado em Jesus, não atentando para os ventos contrários e para a "loucura" daquela atitude, caminhou sobre as águas na direção do Mestre.

Da mesma forma, você e eu, enquanto olharmos somente para Jesus (e para sua Palavra, Bíblia Sagrada) conseguiremos vencer todas as tempestades da vida. A própria Bíblia Sagrada nos lembra que o justo vive pela fé (Rm.1:17) e não pelas circunstâncias favoráveis. Ao olharmos ao nosso redor não encontraremos muitas razões que nos motivem a superarmos as dificuldades. Mas enquanto focarmos nossa existência naqu’Ele que venceu tudo e é Soberano, certamente seremos mais que vencedores (Rm.8:37).

O evangelho relata ainda que Pedro reparando nas coisas que aconteciam ao seu redor, desviou seu olhar (fé) de Jesus Cristo e com isso afundou. Atualmente existem inúmeras situações que tentam desviar nossa fé. O que nos conforta é sabermos que mesmo quando Pedro, fracassado, estava afundando, Jesus estendeu-lhe a mão para uma nova oportunidade. E, ainda hoje, diante das inúmeras situações que tentam desviar nossa fé, Jesus estende-nos sua mão, como fez com Pedro. Ele nunca desiste da gente!

Todos nós necessitamos de equilíbrio na vida. Infelizmente, nossas tendências e pecaminosidade nos desequilibram. Só nos resta confiar plenamente no Equilibrista por excelência e lançarmo-nos nas mãos dEle. Vamos entrar no carrinho?

Com carinho, seu pastor

Edinei Reolon

Edinei Beteli Reolon   é pastor titular da Igreja Metodista Central em Goiânia (GO), superintendente Distrital de Goiás. Bacharel em Teologia (UMESP) e Administração de Empresas (PUCC). Pós-Graduado em "Especialização em Aconselhamento Pastoral" (UMESP).  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições