
Há um conceito sentimentalista de que não se deve discutir doutrina bíblica, pois a doutrina divide as pessoas.
O pensamento moderno acredita que devemos sempre e em todas as circunstâncias falar de amor e paz. Mas seria essa postura uma demonstração de amor responsável?
Os falsos profetas nos tempos bíblicos foram reprovados por Deus por sonegar ao povo a verdade e anunciar-lhes palavras carregadas de amor e recheadas de paz quando não havia paz.
A verdade que fere é melhor do que a heresia que bajula. A verdade que expõe nosso pecado e nos leva a Jesus, o Salvador, é melhor do que uma mensagem universalista que diz que toda religião é boa e que todo caminho leva a Deus.
A verdade não visa humilhar as pessoas, mas salvá-las. A verdade não faz cócegas em nossa vaidade, mas nos leva ao arrependimento. A verdade não nos escraviza, mas nos liberta. A verdade não é ausência de amor, mas prova do amor responsável.
É claro que a verdade deve ser proclamada em amor. Devemos amar como Cristo nos amou e por isso mesmo devemos levar a todos, em todos os lugares e em todos os tempos, a única mensagem que salva: o Evangelho da graça de Cristo Jesus!
- Hernandes Dias Lopes