Vice-presidente da Associação Billy Graham vem ao Brasil acompanhar o Minha Esperança

Vice-presidente da Associação Billy Graham vem ao Brasil acompanhar o Minha Esperança

Atualizado: Terça-feira, 4 Novembro de 2008 as 12

William Conard, vice-presidente da Associação Evangelística Billy Graham, está no Brasil para acompanhar a etapa final do Projeto Minha Esperança, implantado pela Associação no País.

O projeto consiste na transmissão de três programas de televisão nos dias 6, 7 e 8 de novembro, às 21h, na Rede Bandeirantes e no Portal Guia-me (www.guiame.com.br/tv ). Nas duas primeiras noites, o conteúdo será: dois clipes de canções gospel nacional; um testemunho de vida impactante de um brasileiro; e a mensagem bíblica, sendo que a primeira será uma pregação de Billy Graham e a segunda de seu filho, Franklin Graham. Na terceira noite será transmitido o filme "Compromisso Precioso" (produzido pela Associação Billy Graham), também com foco evangelístico. Grande parte das denominações evangélicas estão em parceria com o projeto, onde os membros das igrejas receberão dez visitantes em suas casas (chamadas de lares Mateus) e juntos acompanharão a programação.

Conard também é pastor, jornalista, editor, escritor e missionário, por mais de 20 anos atuou no Peru e no México. Trabalhou em diferentes organizações evangelísticas internacionais, por mais de seis anos. Foi responsável por vários ministérios da Associação Evangelística Billy Graham ao redor do mundo. Entre eles, o Projeto Minha Esperança que, desde 2002, foi realizado em 40 países, com mais de nove milhões de pessoas que tomaram a decisão de fé e aceitaram Jesus em seus corações.

O vice-presidente e a sua equipe no Brasil receberam ao Portal Guia-me e Conard concedeu uma entrevista exclusiva, onde falou sobre o Minha Esperança, os próximos países que receberão o projeto e a expectativa de uma grande colheita brasileira. Ele também fez a leitura de uma mensagem que recebera de Billy Graham uma hora antes do encontro com o Guia-me .

Objetivo

O nosso objetivo é anunciar o evangelho de Jesus Cristo. O Billy Graham disse: "Minha vida é falar para as pessoas da esperança, do perdão, de uma nova vida, que vem através de uma relação pessoal com o Senhor Jesus Cristo". E este é o foco da Associação.

Recepção das igrejas

Muito positiva. Sabemos que o crescimento das igrejas no Brasil é muito grande, que será um projeto fabuloso. Maior quantidade de denominações alcançadas na América Latina. No México foram 22 mil participantes, aqui tivemos mais que o dobro.

Homenagem Câmara Federal

Foi incrível, fabuloso, com quatro discursos muito profundos, reconhecendo os valores: espiritual, evangelístico, social e cívico da Associação Evangelística Billy Graham. O que abre as portas para o Minha Esperança, pois foi transmitido pelo Canal Legislativo (TV Câmara).

Expectativa de conversões no Brasil

É difícil dizer isso. O Projeto é como o vale de ossos secos, é o Espírito do Senhor que sopra e o levanta. Temos muitos ossos, a literatura, o contrato com a TV Bandeirantes, quase 50 mil igrejas, 850 mil lares Mateus, que são como ossos, até que venha o Espírito Santo. Se Ele não vem, é um projeto de ensinamento. As pessoas vão levantar a mão ao convite de receber a Jesus, não pela literatura, não pelo contrato, mas pelo Espírito Santo.

Já realizamos o Minha Esperança em 43 países. Na maioria, temos visto de duas a três decisões por Cristo. Se fizermos as contas, no Brasil, temos 850 mil lares inscritos, daria mais de dois milhões. Nas Filipinas, tivemos o registro de quatro decisões por lar. Em um país, que não posso revelar o nome porque os cristãos são minoria e há outra religião que os ataca muito,  tivemos seis decisões por lar.

Intercessão

É um projeto de oração, o principal é a oração. Cada um dos que trabalham na Associação tem uma lista de dez nomes, das pessoas que querem convidar, para orar.  São milhões de orações que se levantam ao Senhor. Esta campanha é para vencer, não pelo nosso poder, pelo poder do Billy Graham, mas pelo poder de Deus.

Transmissão

Acabamos de fechar um contrato com uma TV local do Pará, onde a Bandeirantes não chega. No Amazonas, os programas serão transmitidos em DVDs. Não serão reprisados em canal aberto, no entanto, as pessoas podem gravar pela TV e também fazer download no Portal Guia-me   [exceto do filme "Compromisso Precioso"] .  

Mateus e seus amigos

Aqui está o projeto de Mateus e seus amigos e os seis passos - mostrar o amor de Deus, amizade com as pessoas, tempo de oração, encontro em seu lar, uso dos materiais (relatórios e literaturas para anfitriões e visitantes), ser um discipulador. Convide amigos, vizinhos, familiares. Não preciso ir para rua, não tenho que buscar estranhos,  vou trabalhar com pessoas que eu já conheço. Então, é melhor, eu os conheço e eles me conhecem. Sabem que sou cristão, observam a minha vida. E após a decisão, eu os convido para um discipulado e é mais fácil porque já nos conhecemos.   

Tempo de colheita

O nosso trabalho já está quase terminado. Foi duro por alguns meses. Agora, estou animando os irmãos Mateus, para que cumpram o discipulado.

Coleta

Domingo é o dia da coleta, todas as igrejas receberão os relatórios sobre o que aconteceu nos lares. Na segunda-feira, teremos notícias atualizadas. Vamos ficar por dois meses colhendo as informações.

Dia de batismo

Tudo depende dos líderes brasileiros. Na Argentina, convocaram um dia nacional de batismo. Em um único domingo, 27 mil pessoas foram batizadas. No México, no domingo de Páscoa, de ressurreição, foram 37 mil pessoas.

Não queremos dar números que não temos a relação enviada pelos pastores de cada denominação. Temos muito cuidado para não inflarmos os números. Queremos a contagem real.

Próximos países

Temos observadores em países da América Central e da Ásia também, alguns não podemos mencionar porque são perigosos para os cristãos.

Billy Graham

O doutor Billy Graham tem muito interesse pelo que está acontecendo no Brasil. Vou ler uma mensagem que recebi dele há uma hora:

"Deus parece está acelerando o trabalho da Associação. Por exemplo, enquanto eu estou escrevendo esta carta, nós estamos perto do ápice do projeto Minha Esperança a nível nacional no Brasil, que tem a quinta maior população do mundo. E um número incrível de Igrejas já assinaram parceria conosco. E milhares de cristãos já foram treinados para alcançar seus vizinhos, quando o programa será transmitido para os lares de toda a nação. É aparente que Deus está usando este projeto para chamar novos crentes para Ele, num passo que nós mal podemos compreender. Continue a orar pelo Brasil e por este alcance sem precedentes" , doutor Billy Graham.

veja também