O número de abortos ocorridos na Escócia atingiu um recorde histórico no ano passado, conforme mostram os novos números da Public Health Scotland (PHS).
Os dados mais recentes revelam que houve 16.584 abortos em 2022, um aumento de 19% em relação ao ano anterior. “Os abortos estão em seu nível mais alto desde que a PHS publicou pela primeira vez dados sobre aborto, em 2013”, conforme o Christian Today.
A taxa de aborto no ano passado foi de 16,1 para cada 1.000 mulheres, mas subiu para 27,4 (na faixa etária de 20 a 24 anos).
Bebês com síndrome de Down
O número de bebês abortados com síndrome de Down também aumentou, de 32 em 2021 para 59 em 2022.
Conforme Lynn Murray, porta-voz do “Don't Screen Us Out” (Não nos exclua), que também é mãe de uma criança com síndrome de Down, disse que o aumento foi "profundamente perturbador".
Segundo ela, muitos bebês que são detectados com síndrome de Down no ventre da mãe, são indicados para o aborto. “A situação parece estar piorando", disse ela ao atribuir o aumento dos abortos com síndrome de Down à implantação dos novos testes pré-natais não invasivos no NHS da Escócia.
Lynn apelou ao governo para realizar um inquérito urgente sobre o impacto do teste nas taxas de aborto de síndrome de Down: “Pedimos ao governo escocês que atualize urgentemente a legislação escocesa sobre o aborto para garantir que bebês com síndrome de Down não sejam abortados até o nascimento, conforme permitido pela legislação atual", concluiu.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições